Insumos da vacina de Oxford devem chegar apenas no dia 8, diz presidente da Fiocruz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Nísia Trindade Lima / Foto: Tomaz Silva

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima acredita que o Brasil possa receber a matéria-prima para a fabricação da vacina AstraZeneca/Oxford até a segunda semana de fevereiro (“por volta do dia 8”). A previsão inicial de chegada do material, vindo da China, era o mês de janeiro. A Fiocruz, dessa forma, providenciará a importação de um 2º lote do imunizante, enquanto a fabricação nacional não começa.

A presidente da Fundação afirmou que não houve atraso no contrato firmado com a AstraZeneca. Também sobre o atraso dos produtos, Nísia Trindade Lima negou que a atuação da equipe diplomática do governo federal tenha prejudicado a entrega. O governo federal, através do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi criticado pelas dificuldades durante as negociações com a China e a Índia.

A compra do segundo lote do imunizante ainda não tem data para ocorrer mas já está em negociação. Na semana passada, a farmacêutica AstraZeneca informou à União Europeia que entregaria menos remessas do que o previsto inicialmente, por causa de problemas de produção.

Na sexta-feira (22/01), chegaram ao Brasil 2 milhões de doses da vacina de Oxford compradas da Índia. As unidades já foram distribuídas aos Estados. O Plano Nacional de Imunização pode ser prejudicado pela demora e baixa quantidade de vacinas que aqui chegam.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Insumos da vacina de Oxford devem chegar apenas no dia 8, diz presidente da Fiocruz
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui