Interdição da torre de controle causa risco de acidentes no Aeroporto de Jacarepaguá

Torre está interditada desde 04/05 devido à queda de parte do teto; com isso, operadores têm trabalho afetado por não terem mais o contato visual ideal para observarem a pista e as aeronaves

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Torre de controle do Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio - Foto: Luiza Moraes/Agência O Globo

O Aeroporto de Jacarepaguá – Roberto Marinho, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, passa por um problema operacional. Segundo informações do jornal ”O Globo”, devido à queda de parte do teto da torre de controle do local, ocorrida no dia 04/05, a mesma segue desativada e, por isso, operadores que antes atuavam ali, com visão privilegiada tanto da pista quanto das aeronaves, agora não têm mais o contato visual ideal para desempenharem sua função. Vale ressaltar que o referido aeroporto, em 2020, foi o que mais movimentou voos no Rio, com 66.374.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o local continua liberado para uso através de uma Estação de Comunicações e de alguns outros procedimentos operacionais, sem causar danos à segurança de funcionários, membros da tripulação e passageiros.

Entretanto, alguns profissionais relatam risco real de acidentes. Segundo o piloto de helicóptero Gustavo de Oliveira, de 44 anos, antes do ocorrido, os controladores de tráfego aéreo do aeroporto operavam na torre, de onde era possível observar bem a pista.

Ele diz ainda que os operadores trabalhavam com duas frequências. Enquanto uma controlava o espaço aéreo no entorno do local, a outra organizava a movimentação no pátio do aeroporto. Para Gustavo, a torre proporciona uma melhor organização dos pousos, decolagens e das manobras na pista.

Advertisement

”Agora, funciona apenas o rádio, que é manipulado pelo operador de um local onde ele não tem contato visual da pista e sua visão dos arredores depende das informações passadas pelos próprios pilotos. Como o movimento é dinâmico em Jacarepaguá, o alto volume de informações trocadas pode sobrecarregar o rádio e o operador ficar sem as coordenadas da pista e do tráfego aéreo local. Os pilotos estão tendo que se desdobrar”, diz Oliveira, que voo num helicóptero modelo Robinson R44.

Segundo as normas da Aeronáutica para a implementação da torre de controle, recomenda-se a utilização dela em aeroportos que movimentam mais de 20 mil voos por ano. O último anuário estatístico do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), de 2020, porém, apontou que o de Jacarepaguá movimentou 66.374 voos, mais que o triplo do limite recomendado.

”Estão bem caóticas as operações em Jacarepaguá. Essa situação ocorre em outros aeroportos, mas que são menos movimentados, como o de Maricá e o de Cabo Frio.
Tanto o aeroporto de Maricá, quanto o de Cabo Frio, não chegaram a movimentar 4,6 mil voos em 2020”
, disse um instrutor de escolas de pilotagem que preferiu não se identificar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Interdição da torre de controle causa risco de acidentes no Aeroporto de Jacarepaguá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui