INTO leva pacientes pediátricos para conhecer o BioParque, na Quinta da Boa Vista

A ação do Programa Fortalecer, um programa de educação em saúde criado em 2013 pela equipe de pediatria do INTO, levou 14 pacientes pediátricos para a visita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (20/07), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) levou 14 pacientes pediátricos para visitar o novo BioParque do Rio, que fica em São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista. A ação faz parte do Programa Fortalecer, um programa de educação em saúde criado em 2013 pela equipe de pediatria do INTO.

A idealizadora do programa e diretora-geral do Instituto, Germana Bahr, destaca a importância de ações como esta: “é uma forma de estimular os pacientes pediátricos, com problemas ortopédicos, a participarem de atividades ao ar livre e terem contato com a natureza. Além disso, estas atividades externas promovem a socialização, não apenas entre os pacientes, como também entre estes e as famílias dos profissionais de saúde envolvidos no passeio”.

Por meio de uma parceria, o INTO conseguiu um ônibus com acessibilidade para cadeirantes, para que todas as 14 crianças com limitações motoras, acompanhadas de um responsável, pudessem participar do passeio ao BioParque com toda a segurança.

WhatsApp Image 2021 07 20 at 14.55.14 1 INTO leva pacientes pediátricos para conhecer o BioParque, na Quinta da Boa Vista
Foto: Divulgação

O Programa Fortalecer, que completa 8 anos em 2021, já beneficiou mais de 800 pacientes do INTO, com média de idade entre três e 11 anos. As visitas a espaços culturais e atrativos para as crianças acontecem com frequência, sempre no período de férias. Em anos anteriores, as crianças já visitaram o AquaRio, o Museu do Amanhã, o Museu da Vida (na Fiocruz) e o Corcovado.

Advertisement

O projeto, criado para ajudar de forma lúdica no tratamento de crianças com problemas ortopédicos, inclui inúmeras outras ações, como visitas a escolas, parcerias para leitura e eventos educativos dentro do próprio instituto.

O Instituto tomou todos os cuidados necessários, garantindo o uso de máscaras, a higiene com álcool gel e o distanciamento. Além dos responsáveis, as crianças foram acompanhadas por profissionais do Instituto e por um guia do Bioparque, que prestou informações sobre as diferentes espécies e seus diferentes papéis no ecossistema.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp INTO leva pacientes pediátricos para conhecer o BioParque, na Quinta da Boa Vista
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui