Com um investimento inicial de R$ 400, Maite Miyao entrou para um ramo crescente no Brasil: o do vestuário. Hoje ela afirma faturar R$ 500 mil por mês, em média. Um dos segredos são as redes sociais. Ela é influencer e divulga a sua própria marca, que leva seu nome. “A moda está sempre em crescimento, as pessoas precisam se vestir e gostam de novidades, se souber se comunicar com o público, o crescimento pode ser inimaginável”, afirma Maite.
O Instagram pessoal de Maite Miyao tem mais de 56 mil seguidores, já o da sua marca de roupas tem 160 mil, ou seja, milhares de potenciais compradores mensais. A jovem acabou de abrir uma nova loja física, mas seu foco são as vendas pela internet. As peças são projetadas e fabricadas por ela, um trabalho autoral. Seu início foi como camelô no Brás, tradicional local de venda de vestuário em São Paulo, que atrai revendedores de todo o Brasil. “O segredo para expandir é buscar conhecimento, conhecer o mercado, estar atualizada e, acima de tudo, investir muito nas redes sociais”.
Para ajudar quem deseja empreender neste ramo, ela dá dicas:
Como fazer a primeira compra e revenda?
“Pesquise! Quando começamos, busquei por peças que eu gostava, porque vender algo que você gosta já é meio caminho andado, pois você saberá falar daquilo. De qualquer forma, partindo do produto que você gosta ou tem algum conhecimento, pesquise por fornecedores, valor em média que as lojas estão vendendo, caso saiba onde estão seus clientes, tente falar com eles, isso dá um Norte.”
Como escolher um bom produto para revender?
“Partindo de algo que você goste, conheça ou que esteja na moda e com características mais fáceis de você iniciar seu negócio. Quando gostamos de algo ou conhecemos pelo menos um pouco, temos facilidade de falar ou apresentar. Busque um fornecedor que dê suporte, tenha estoque, tenha negociação e venda quantidades fáceis de trabalhar, valor com margem para trabalhar ainda mais no começo e, acima de tudo, que sejam produtos bons para apresentar tanto no físico quanto no on-line.”
Existe alguma técnica ou truque para vender mais?
“Quando estamos começando, não dá para depender somente do Instagram, por exemplo. É necessário estar presente em múltiplos canais de venda, isso é algo que pode impactar bastante. Procure diversos marketplaces e redes sociais, sem contar a venda física. Vá a pessoas conhecidas, ofereça pessoalmente e crie um site próprio. Sem contar que é necessário oferecer diversas formar de pagamento, as principais são PIX e cartão de crédito. Mostre também facilidade na hora do envio, ou seja, diminua qualquer barreira entre você e o cliente, mostre-se disponível. Quanto mais facilidade, melhor.”
Como se diferenciar nas redes sociais como revendedora de roupas?
Ter um rosto por trás é algo que remete à segurança e conexão com cliente, mostrar o dia a dia, o por trás da marca, tudo isso gera confiança no cliente pra ele comprar de você. Faça fotos autorais, elas mostram que seu produto é real. “Hoje em dia, vender roupa no Instagram qualquer um pode vender, mas ter uma conexão com seu cliente para que ele prefira comprar com você é diferente, você precisa se conectar com ele”.