IPHAN lamenta tragédia de Petrópolis: “1000 imóveis tombados” e solidariedade às vítimas

Diante das consequências do desastre para áreas tombadas na cidade, o corpo técnico do Instituto está promovendo vistorias para avaliar o real impacto das chuvas para o Patrimônio Cultural local. O superintendente do órgão solidarizou-se com as vítimas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Mausoléu do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Teresa Cristina, sendo inspecionado pela equipe do IPHAN-RJ

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo e responsável pelo patrimônio cultural brasileiro, lamentou hoje a grande tragédia ocasionada na cidade imperial de Petrópolis pelas chuvas que assolaram a região na última terça-feira (15). O Instituto se solidarizou com a população e enviou condolências para os parentes e amigos das pessoas falecidas.

Diante das consequências do desastre para áreas tombadas na cidade, o corpo técnico do Instituto está promovendo vistorias para avaliar o real impacto das chuvas para o Patrimônio Cultural local.

O momento é de priorizar o resguardo de vidas humanas e de resgatar os corpos das vítimas desta tragédia. Petrópolis conta com cerca de 1000 imóveis tombados e 10 mil em área de entorno. As avaliaç?es iniciais estão chegando e sendo elaboradas sob condiç?es das mais adversas. É a atuação da defesa civil, dos bombeiros e de todos os entes envolvidos neste trabalho emergencial e humanitário que vai nortear a evolução de avaliação técnica mais abrangente dos impactos ao patrimonio cultural brasilero. É fundamental termos condiç?es de segurança de acesso às áreas afetadas e para os deslocamentos de nossa equipe para podermos continuar com a elaboração de um diagnóstico preciso dos danos ao valioso conjunto acautelado à nivel federal“, disse Olav Schrader, superintendente regional do instituto.

A Autarquia informou ainda que o Escritório Técnico do Iphan na Região Serrana, situado na área afetada do centro histórico, não tem, neste momento, condições de funcionar presencialmente no momento. Vale destacar que o atendimento ao público na região estará funcionando por um período via e-mail (escritorio.serrana.rj@iphan.gov.br) e que o escritório voltará a receber os cidadãos assim que possível.

Advertisement

Fundada por Dom Pedro I, Petrópolis é um verdadeiro museu a céu aberto, que atrai turistas de todo o mundo. Herdeiro das terras adquiridas pelo pai, Dom Pedro II promoveu a urbanização da cidade e a transformou na sede da corte imperial nas temporadas de veraneio. Com extensas áreas protegidas a nível federal, Petrópolis reúne história, paisagismo e excelência arquitetônica, constituindo um dos principais marcos do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Hoje mais cedo, o príncipe d. Bertrand de Orleans e Bragança também se pronunciou acerca do infeliz acontecimento que tem mobilizado as autoridades nacionais. “Neste momento de grave dificuldade, o trabalho incansável de bombeiros, policiais, médicos e enfermeiros, bem como o de beneméritos particulares – dentre os quais há muitos monarquistas –, merece nossa admiração e gratidão, pois bem demonstram a caridade própria de um povo autenticamente voluntarioso e cristão.“, disse o irmão do chefe da Casa Imperial brasileira.

WhatsApp Image 2022 02 17 at 15.15.34 IPHAN lamenta tragédia de Petrópolis: "1000 imóveis tombados" e solidariedade às vítimas
O Palácio de Cristal, um dos ícones da cidade, tomado pela lama. Foto: Reprodução/Grupos de Facebook

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp IPHAN lamenta tragédia de Petrópolis: "1000 imóveis tombados" e solidariedade às vítimas
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Pergunta o que FOI FEITO COM AS VERBAS DESTINADAS PARA OBRAS DEPOIS DE 2011?
    Foram desviadas pelos políticos corruPTos?
    ENQUANTO isso o prefeito FANFARRÃO fica dizendo que as sirenes foram usadas?
    Os desabrigados deveriam IR PRA CASA DO PREFEITO POIS LÁ É SEMPRE “BOM TEMPO” NÉ

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui