IPP lança aplicativo de Rodas de Samba

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

 

Mapa participativo das escolas de samba 1 IPP lança aplicativo de Rodas de Samba

Na quinta, 16/2, a Livraria Pereira Passos (no prédio do IPP, R. Gago Coutinho, 52 – Laranjeiras) se tornará uma grande roda literária e de samba com o lançamento do livro Por quem as rosas falam – E outros ensaios sobre samba e carnaval, de Bruno Filippo. A tarde festiva será complementada com a exibição do Mapa Participativo das Rodas de Samba e finalizada com o grupo Samba de Benfica. O evento será realizado no dia 16 de fevereiro, às 17h, e terá entrada gratuita.

Por quem as rosas falam – E outros ensaios sobre samba e carnaval revela em suas páginas, temas que perpassam o século do gênero que transformou a identidade brasileira. Dividido em duas partes, a obra separa o que, no início, estava unido pelo umbigo: o samba e o carnaval carioca, especificamente as escolas de samba, e mostra como ambos foram se afastando com o tempo, sem que perdessem por completo o contato. O livro é resultado de duas décadas dedicadas à cobertura carnavalesca em diversos meios de comunicação.

Advertisement

O Mapa Participativo das Rodas de Samba também será apresentado no evento. O sistema possui centenas de rodas cadastradas e georreferenciadas. Lançado em 2016, o aplicativo integra o Portal da Rede Carioca de Rodas de Samba, parceria do Instituto Pereira Passos (IPP) como Instituto Eixo Rio e a Rede Carioca de Rodas de Samba, que possui também uma pesquisa sobre o perfil dos profissionais do samba e das rodas, o que ajudará o instituto a analisar o impacto socioeconômico delas.

O Idealizador do Portal da Rede Carioca de Rodas de Samba e geógrafo do IPP, João Grand Jr, fala sobre a participação popular: “é um mapa aberto, qualquer pessoa pode chegar lá e cadastrar sua roda de samba”.

Ao final, os presentes irão desfrutar de uma animada apresentação do Samba de Benfica. Criado em 2011, o grupo tem em seu repertório clássicos de Cartola, Noel Rosa, Martinho da Vila, Paulo Cesar Pinheiro e também dos contemporâneos João Martins, Leandro Partideiro e Toninho Geraes.  A Livraria Pereira Passos está localizada na Rua Gago Coutinho, 52 – Laranjeiras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp IPP lança aplicativo de Rodas de Samba
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui