Sempre à serviço do Igreja Católica, a Lugar-Tenente Isis Penido realizou um belíssimo trabalho à frente da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém do Rio de Janeiro (OESSJ-RJ), instituição milenar cuja origem, segundo a tradição não documentada, remonta à Primeira Cruzada, quando a cidade de Jerusalém foi libertada por Godofredo de Bouillon. A OESSJ-RJ é uma associação Pontifícia Civil do Vaticano, com personalidade jurídica canônica cujo principal objetivo é manter a Fé Católica na Terra Santa.
A investidura de Isis Penido como Dama seu deu por Dom FiIlippo Santoro, na época, Grão Prior da OESSRJ. Em 25 de outubro de 1997, Isis passou a atuar como Lugar-Tenência da Dama Antonia Frering, do Cavaleiro Dr. Gustavo Capanema e do Cavaleiro Comendador Dr. Gustavo Miguez de Mello.
Em 2 de dezembro de 2016, Isis foi investida Lugar-Tenente pelo Grande Magistério, por indicação do Lugar-Tenente Cavaleiro Comendador Dr. Gustavo Miguez de Mello. No ano seguinte, foi contemplada com o Grau de Comenda da Ordem passando a ser Dama de Comenda, em cerimônia celebrada pelo Cardeal D. Orani João Tempesta, Grão-Prior da Ordem do Santo Sepulcro, que tem como um Pai.
Em entrevista ao site da Vatican News, a Juíza de Paz, Titular da Comarca de Armação dos Búzios e membro do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro, em Portugal, falou sobre a sua importante trajetória à frente da instituição e sobre o seu legado para a sociedade.
Ao veículo, Ísis Penido destacou que atuou durante oito anos, como Lugar-Tenente, para que a Ordem fosse atuante e decisiva na sociedade carioca e brasileira, além de reforçar o seu caráter internacional, com uma forte atuação no mundo. Durante esse tempo, Ísis trabalhou em parceria com um conselho integrado por pessoas que conheceu ao longo dos seus 26 anos de instituição.
Indagada sobre o perfil do pretendente a integrar as milenares fileiras da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, a Lugar-Tenente respondeu que a pessoa deve contar com uma “profunda Fé Católica”, ter vida exemplar em todos os sentidos e manifestar o desejo de servir à Santa Igreja e ao próximo.
Isis Penido explicou que o candidato deve ser apresentado por um membro da Ordem, que será responsável pelo pretendente. O candidato, segundo Isis deve ainda responder vários questionários, que são enviados ao Grande Magistério, em Roma (Itália). Se aprovado, fará um ano de Postulantado – uma preparação para investidura como membro da Ordem, que tem como atividades as rotineiramente pertinentes à instituição, além de atribuições e obrigações religiosas em arquidioceses regionais, nacionais e até de outros países.
“Somos responsáveis por atividades assistenciais em nossa cidade e Estado. Não nos esqueçamos de que o Brasil é um país de terceiro mundo, e as necessidades são muitas. Assistimos asilos, creches, hospitais, associações de portadores de deficiência de visão, entre outras instituições. Porém, sem nos esquecermos de que a finalidade principal que é a Terra Santa”, afirmou ao veículo.
Sobre a relação da OESSJ-RJ com Roma, a Lugar-Tenente comentou que são as melhores, com o Grande Magistério, representado pelo seu Grão Mestre, Governador Geral, o Vice-Governador e todos os membros da instituição, demonstrando um grande apreço pela instituição carioca e pelo Brasil.
Sobre o papel do Lugar-Tenente, Ísis Penido esclareceu que ele “é o representante do Cardeal Grão Mestre na Tenência e tem todos os poderes dentro da Tenência, com autonomia para resolver todos os assuntos, de acordo com as normas do Direito Canônico, do Estatuto e do Regulamento Geral da Ordem, com espírito de serviço”.
Entre os momentos mais marcantes junto à Ordem, Ísis lembrou a peregrinação para Roma e a Terra Santa, realizada em 2018, quando, na Igreja do Santo Sepulcro, diante da Pedra da Unção, sentiu uma forte emoção que a fez ajoelhar-se pedir perdão pelos seus pecados e de toda a humanidade.
Sobre a nova Lugar-Tenente, Ísis esclareceu que Almerinda Mendes foi por ela indicada como determina o regulamento da Ordem, cujo estatuto foi aprovado pelo Grande Magistério.
À Almerinda, Penido desejou “alegria de servir”.
Sobre o Grão Prior da Ordem, Cardeal Dom Orani Tempesta, Ísis Penido fez questão de ressaltar que trabalhar com o religioso é uma “benção”, e que todos à volta o tem como um Pai.
Isis Penido:
Isis Penido recebeu várias premiações por seus trabalhos prestados, entre eles: o Prêmio “Personalidade SBO-2013”, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia-Foz do Iguaçu, Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, por serviços prestados ao Brasil, em Diamantina 2013 e, mais recentemente, a Medalha da Ordem do Santo Sepulcro em Jerusalém, Israel.