Itaguaí certifica empresas do município com Selo Sustentável como mecanismo de fomento as boas práticas ambientais

O Selo Sustentável implementado no município de Itaguaí por meio da resolução SMMAP nº 08, de 18 de outubro de 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura municipal de Itaguaí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento, realizou nesta quarta-feira, dia 29/11, a cerimônia de entrega do 1º Selo Sustentável, na categoria Gold, para a empresa ITABIO SOLUÇÕES AMBIENTAIS LTDA.

O Selo Sustentável implementado no município de Itaguaí por meio da resolução SMMAP nº 08, de 18 de outubro de 2022, surgiu como um marco significativo no cenário ambiental local. Ele foi concebido como resposta aos desafios ambientais e à necessidade premente de promover práticas empresariais mais sustentáveis.

“No contexto de Itaguaí, um município comprometido com o equilíbrio ambiental, o selo tornou-se uma ferramenta estratégica para a construção de uma comunidade empresarial responsável”, afirma o Prefeito Rubens Vieira.

Advertisement

Os itens obrigatórios previstos para obtenção do Selo, tais como: ter o licenciamento ambiental regularizado e vigente; não possuir passivo ambiental de qualquer natureza; demonstrar o cumprimento das condicionantes ambientais, foram a base da minuciosa análise técnica realizada pela equipe multidisciplinar da Secretaria. Após constatado o cumprimento dos itens obrigatórios necessários, procedemos com a categorização das metas de sustentabilidade previstas na resolução às quais a empresa ITABIO atendia e, ao somarem mais de 04 iniciativas, procedeu-se com a recomendação da outorga da categoria Gold do Selo.

Após colaboração voluntária em eventos e ações de educação ambiental na cidade, por parte da ITABIO, esta manifestou interesse de pleitear o Selo Sustentável. A inserção do tema de sustentabilidade na estratégia de negócios da empresa e o desenvolvimento e incentivo de estudos, projetos de pesquisa, tecnologia e inovação, que contribuem para a sustentabilidade do município, foram as práticas fundamentais que capacitaram a empresa requerente ITABIO a ser a pioneira em ser contemplada.

“Tivemos o prazer de entregar hoje o primeiro Selo para uma empresa parceira e verdadeiramente preocupada com o meio ambiente. Mais ainda, integrando a entrega com o projeto de Culinária Sustentável que foi responsável hoje pelo buffet do evento. Esperamos de portas abertas mais empresas interessadas em contribuir verdadeiramente com o desenvolvimento sustentável da cidade de Itaguaí”, comemora o Secretário de Meio Ambiente e Planejamento de Itaguaí, Antonio Marcos Barreto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Itaguaí certifica empresas do município com Selo Sustentável como mecanismo de fomento as boas práticas ambientais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui