Foto: Divulgação

O Hospital Municipal São Francisco Xavier, em Itaguaí, completa nesta quarta-feira (20/10) cinco dias sem internações de pessoas com Covid-19. Esta é a primeira vez que a unidade, referência no tratamento do novo coronavírus, fica sem pacientes nos 17 leitos de enfermaria e UTI dedicados à doença. A prefeitura credita o fato ao avanço gradativo da vacinação e ao trabalho de informação constante no município da região metropolitana do Rio de Janeiro.

“É importante e animador ver nosso Hospital São Francisco Xavier, um dos mais importantes da região, sem internados por Covid há 5 dias. É mais um sinal de que estamos gradativamente vencendo essa doença. Cumprimos e divulgamos os protocolos de saúde necessários para combater a pandemia. Fomos incansáveis desde que recebemos as primeiras doses das vacinas. Mas vamos continuar esse trabalho sem baixar a guarda e sem vacilar com o vírus”, disse o prefeito Rubem Vieira, que também lamentou as vidas perdidas para a doença: “Nosso pesar pelas famílias enlutadas, Deus abençoe e conforte a todos”.

De acordo com dados da Prefeitura de Itaguaí, a cidade já aplicou 149 mil vacinas, sendo 88.560 da primeira dose; 55.592 da segunda dose; 3.342 da dose única; além de 1.610 doses de reforço. Isso significa que quase 59 mil pessoas já estão totalmente imunizadas, o que representa cerca de 50% do público-alvo da vacinação (acima de 12 anos) e 43,7% da população total (135 mil habitantes).

Não ter internações há cinco dias é um dado importante. Mas, claro, não vencemos a Covid. O uso de máscaras e a manutenção de medidas de distanciamento continuam valendo. Mas Itaguaí no caminho certo”, avalia o secretário municipal de Saúde, Carlos Zóia.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui