Já viram a marca comemorativa dos 450 anos do Rio?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

montagem

O Rio fará 450 anos no dia 1º. de março de 2015. Para as comemorações estão programadas várias iniciativas que foram ideias enviadas pelo público, além de vários eventos que começarão com a famosa festa da passagem de ano e se estenderão até março de 2016, o ano das Olimpíadas. Tudo isso foi apresentado pela prefeitura no dia 21, no Palácio da Cidade, assim como a marca comemorativa dos 450 anos, objetivo principal do evento em Botafogo.

montagem2

O desenho escolhido da agência Crama Design Estratégico, resultado de um concurso público realizado pela Prefeitura, que contou com outras 27 ilustrações, mostra os três números da celebração formando um rosto de perfil. Uma representação da irreverência do carioca de forma simples, criativa, leve e universal. Com poucos traços, a marca pode ser desenhada, personalizada por qualquer pessoa, uma das ideias que fez parte da escolha. O objetivo é que os cariocas usem a criatividade, customizem e compartilhem os desenhos.

Advertisement

danielaz

Ricardo Leite, diretor de criação da agência explicou como foi o processo de desenvolvimento da marca: “Tivemos uma equipe de cerca de 30 pessoas trabalhando, pois para nós era um desafio enorme criar algo que pudesse superar a marca dos 400 anos do grande Aloísio. O grande diferencial dessa marca é que ela dialoga com a sociedade que, hoje, deseja ter voz. Construímos uma plataforma de comunicação para que cada pessoa possa se expressar através da marca. Mais do que uma marca da cidade, ela é uma marca dos cariocas.”

conheca-a-marca

O prefeito Eduardo Paes também assinou um decreto que valoriza a memória e a cultura popular carioca instituindo o Programa de Valorização da Memória e da Cultura Popular Carioca, o Pró Carioca, prevendo três eixos de atuação: memória, cultura popular e conhecimento, assim como os regulamentos sobre o uso da marca.

Para coordenar os preparativos, a Prefeitura criou o Comitê Rio450 composto por 12 membros. O extenso calendário de festas tem alguns destaques como, obviamente, o mês de março, que terá cinco finais de semana temáticos inspirados em expressões consagradas pelos cariocas:

  • 28/02 e 01/03 – Cidade Maravilhosa, dedicado à carioquice;
  • 07/03 e 08/03 – Gentileza gera Gentileza, dedicado à cidadania;
  • 14/03 e 15/03 – Do Leme ao Pontal, dedicado ao esporte/movimento;
  • 21/03 e 22/03 – Minha alma canta, dedicado à música;
  • 28/03 e 29/03 – Aquele Abraço, dedicado à hospitalidade.

Outro grande momento será em outubro com a tradicional Festa da Penha que receberá um tratamento especial e será momento da entrega das seis iniciativas escolhidas pelos cariocas através do portal Rio 450 anos. Os ganhadores receberam as premiações no evento do Palácio da Cidade. Fique por dentro das ideias vencedoras:

  • Ocupação cultural da Ladeira da Misericórdia – 4150 votos;
  • 450 minutos de bossa-nova em Ipanema – 31004 votos;
  • Reforma da pista de skate no Irajá – 14981 votos;
  • Arborização da Estrada de Três Rios – 14594 votos;
  • Pintura de fachadas e de muros da Zona Oeste – 3910 votos;
  • Todo o Rio – Exposição dos artefatos históricos da população – 871 votos.

Para obter maiores detalhes de cada projeto, datas das outras comemorações, outras informações e assistir ao vídeo sobre a marca comemorativa, acessem o Portal Rio 450 anos.

Viva a Carioquice!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Já viram a marca comemorativa dos 450 anos do Rio?
Carioca, formada em Turismo e MBA em Marketing. Autora de 11 títulos de Guias de Viagem no formato e-book à venda na Saraiva, Travessa, Amazon, iTunes, entre outras. Participante de outros projetos como escritora de artigos e posts para blogs e mídias sociais. Apaixonada por fotografia e internet.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui