Jackson: Calma com o andor, porque o santo é de barro.

Jackson Vasconcelos pergunta: é possível dizer que Eduardo Paes nenhuma responsabilidade tem com os problemas que Ruy Castro aponta?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eduardo Paes na Sapucaí - Foto: Alexandre Macieira

O Prefeito Eduardo Paes convidou o escritor Ruy Castro para uma das reuniões com os secretários municipais e apresentou uma parte da fala dele no Instagram. Vou reproduzi-la, em seguida, mas não posso, a bem da verdade, deixar de fazer uma observação pertinente sobre o Prefeito que ouviu, aplaudiu e abraçou Ruy Castro.

Eduardo Paes está na política do Rio de Janeiro desde os 23 anos de idade. Conta hoje com 52 ou 53 anos. Começou por aqui com Cesar Maia, quando assumiu a Subprefeitura da Zona Oeste, e a incumbência de administrar os bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. Foi vereador, representante do povo carioca e depois deputado federal, para, em Brasília, representar o povo do estado. Licenciou-se para ser o Secretário do Meio Ambiente, ainda com Cesar Maia.

Deputado federal, aliou-se com Sérgio Cabral, de quem foi Secretário Estadual e, por conta da aliança com Cabral, teve influência significativa com os presidentes Lula e Dilma. Eleito Prefeito três vezes da Cidade do Rio de Janeiro, já cumpriu dois anos do terceiro mandato, que tem quatro anos.

E este ano, Eduardo Paes aproveita a eleição para prestar apoio ao candidato do PDT, partido ao qual ele já foi filiado e criado por Leonel Brizola, que governou o estado por oito anos e comandou a Prefeitura do Rio com Jamil Haddad, Saturnino Braga e Marcello Alencar

Advertisement

Dito isso, vamos às palavras do escritor Ruy Castro proferidas na reunião do Prefeito Eduardo Paes com os Secretários Municipais e aplaudidas e com o calor de um abraço do prefeito:

Uma cidade que sobrevive à perda da Capital, à fusão, a vários governos estaduais que nós tivemos e não precisam ser citados, sobrevive à hostilidade federal, às várias crises econômicas, à pandemia e ao Crivella. Essa cidade não acaba. Essa cidade é invencível!

É possível dizer que Eduardo Paes nenhuma responsabilidade tem com os problemas que o escritor aponta? E é fato que a cidade é invencível, após todas as perdas que tivemos de posição política e econômica com relação ao país e ao mundo?

Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jackson: Calma com o andor, porque o santo é de barro.
Avatar photo
Formado em Ciências Econômicas na Universidade Católica de Brasília e Ciência Política na UNB, fez carreira com dezenas de cases de campanhas eleitorais majoritárias e proporcionais. É autor de, entre outros, “Que raios de eleição é essa”, Bíblia do marketing político.
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Pela ótica de Ruy Castro, talvez o autor que melhor escreveu sobre o jeito carioca de ser e viver, nossa cidade seja de fato invencível…E uma opinião deste quilate encha de alegria a administração municipal. Mas será que ao tomar ciência de que suportarnos tanta exploração e destruição, não dê ao leitor tanto dos livros do Ruy como também deste artigo sentimento de que o carioca, ao longo da história, desde a juventude bronzeada da praia como dos trabalhadores da carga de fardos e volumes, mereceu mais do que recebeu? Se pensarmos no hoje, com certeza.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui