Jandira Feghali se reúne com artistas e produtores culturais da Baixada

O encontro foi realizado neste domingo, no Bar Jardim, em Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Vitor Vogel

Em encontro realizado neste domingo (03/07), no Bar Jardim, em Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias, a deputada federal Jandira Feghali se reuniu com artistas, produtores, poetas, grafiteiros e gestores culturais da Baixada Fluminense, para falar sobre as demandas do setor cultural do município, da região, do Rio de Janeiro e do Brasil.

Amplamente reconhecida pela sua atuação no setor cultural, Jandira foi recebida por nomes como Dolfão (agente cultural), de Saracuruna; David Garcia (Músico); MC XisD, líder da Roda Cultural de Saracuruna; Mano Di (MC, produtor da Batalha do Raul); Luciano Paz (produtor do Tomarock, maior evento underground de rock do Rio); Suelen Miller ( graduada em moda pela Unigranrio e produtora do Tomarock); Bira Da Vila, figura histórica do samba na cidade; MC Sanchez (MC, produtor da Batalha do Lixão); MC PC (organizador do evento de skate da Praça da Assembleia em Saracuruna); MC Nolram; David Garcia multi-instrumentista, integrante da Banda Filhos de Nôca; Heraldo HB do Cineclube Mate com Angu; Fabíola Skartenna (presidenta da Liga de Festas Junina). O vereador e ex-secretário das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, também esteve na atividade.

MC Sanchez, produtor da Batalha da VN, declamou sua poesia marginal, como ele próprio a define, para os participantes do encontro: “Eu sou de onde passam fome, mas só a bala come, e mais uma vez disseram que foi bala perdida. Bala perdida? Vocês acreditam? É mentira. Essa bala já tinha um alvo, e se eu contar pra vocês quem era o alvo, podem não acreditar mas o alvo era o Juninho, que tava de shortinho, bonézinho e mochila nas costas, indo estudar/nem vou falar do Kaue, do Kauan, da Jennifer lá de Triagem, do meu tio Beto confundido indo trabalhar. É triste ver que no coração da minha comunidade e de cada morador só mora a dor, aqui em Caxias nós apenas sobrevivemos, o sistema quer que a gente vire estatística/tiraram nossos livros e nos deram armas.” .

Ao escutar a rima, Jandira, destacou, emocionada, a importância de o governo apoiar ações de cultura: “É muito importante a gente voltar a ocupar a rua, com as rodas de rima, fomentar a arte pública, para não ter arma na rua”, defendeu a parlamentar. “Cultura é colocar luz na rua, é o melhor combate à violência. E é isso que vocês fazem: emocionam, externam o amor, que precisa ser a pauta central. O fomento e editais públicos podem multiplicar essas atividades para a ocupação cultural das ruas, que é algo fundamental para a população. Edital é dinheiro público de vocês e precisa chegar em vocês.”

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jandira Feghali se reúne com artistas e produtores culturais da Baixada
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui