Japeri e Seropédica recebem espetáculo teatral gratuito Bumba Meu Mito

Artistas são profissionais da Secretaria de Educação de Mesquita e realizam apresentação com limite de 30 pessoas e seguindo regras sanitárias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Lu Serra/Divulgação

Japeri e Seropédica tem um compromisso com o teatro no próximo domingo (07/03): ocupar os 30 lugares disponibilizados pelo Grupo Código e acompanhar o espetáculo teatral Bumba Meu Mito, produzido pela companhia Destroiados. Serão as primeiras apresentações do grupo como vencedor do edital Retomada Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, mas durante o mês de março circulará por várias cidades fluminense.

Durante 60 minutos, os espectadores serão apresentados à saga da grávida Catirina e seu valente Chico. Tomada pelo desejo de consumir a língua do boi de estimação do fazendeiro, Catirina obriga o esposo a roubá-lo. A morte do animal leva o casal ao desafio de ressuscitá-lo e, para isso, contam com o auxílio e chocalhos do Pajé.

Da antiguidade grega clássica, a história parte do Labirinto de Knossos na Ilha de Creta e vem atravessando o tempo até que alcance a transformação do Minotauro no tradicional Boi, do Boi Bumbá brasileiro.

Advertisement

Para isso, as composições plástica e sonora do espetáculo incorporam elementos da cultura clássica, como as máscaras teatrais que compõem o coro grego, da cultura popular representada por chitas e bandeirolas, além do próprio corpo do boi, que situa o tempo e o espaço da cena. Além disso, tambores, chocalhos, pandeiro, violão e rabeca vão dando a cor musical de toda a representação.

Uma das proposições do projeto é promover e fortalecer as relações de intercâmbio entre os artistas. Em cada uma das cidades visitantes, o projeto conta com o apoio de uma produção local. No caso de Japeri, o escolhido foi o Grupo Código e em Seropédica, o Espaço Cultural Casarão.

Considerando o desafio de circular o espetáculo pelo Estado em momento de pandemia, a companhia teatral tomou uma série de medidas que visam proteger, tais como: distribuição de senhas para o público com o objetivo de garantir o distanciamento social de dois metros na plateia. Além disso, o espaço será equipado com totens de álcool 70% e serão distribuídas máscaras para membros da plateia  que não tenham o equipamento de segurança.

20191102194850 IMG 1083 Japeri e Seropédica recebem espetáculo teatral gratuito Bumba Meu Mito
Foto: Lu Serra/Divulgação

DESTROAIDOS

Destroiados é composto por artistas e profissionais da Educação da Secretaria de Educação de Mesquita, onde tem realizado intenso trabalho de formação de público nas escolas do município. 

Elenco: Cecília Terrana, Renata Andrade, Macedo Griot, Marlon Vares, Paula Almeida,  Rodrigo Araújo, Rogério Magalhães. Equipe do Espetáculo: Rogério Magalhães, Macedo Griot, Rodrigo Araújo e Juliana Caldeira

Serviço: Bumba meu Mito (apresentação seguida de roda de conversa)

Espaço Cultural Código – Rua Davi, 397. Nova Belém – Japeri/RJ

Data: 07/03 – 10h30

Espaço Cultural Casarão | Rua Edson Nascimento dos Santos, 45 – Boa Esperança – Seropédica/RJ

Data: 07/03 – 18h

Ambos horários terão capacidade, duração de 60 minutos e classificação livre.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Japeri e Seropédica recebem espetáculo teatral gratuito Bumba Meu Mito
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Japeri e Seropédica recebem espetáculo teatral gratuito Bumba Meu Mito
Cidadão Baixada. Filho, neto e bisneto de pernambucanos é caxiense, portelense, tricolor, professor de História e Jornalista. É pesquisador na área da pessoa com deficiência, voluntário do Lions Clube Xérem e no Pré-Vestibular Comunitário da Educafro.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui