Na próxima quinta-feira (27/02), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro será palco de um anúncio importante para a ciência e a preservação ambiental. O presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Celso Pansera, visitará a instituição para oficializar a liberação de R$ 8 milhões destinados à modernização e ampliação de suas coleções científicas.
O presidente do Jardim Botânico, Sérgio Besserman, receberá Pansera para a cerimônia. Os recursos serão aplicados na modernização, restauração, reaparelhamento e expansão do acervo científico da instituição. Com isso, o herbário do Jardim Botânico — que atualmente conta com pouco mais de 900 mil amostras botânicas — atingirá a marca de 1 milhão nos próximos três anos.
Entre as amostras conservadas, destacam-se 25 mil exemplares históricos doados por Dom Pedro II em 1890, quando o herbário foi criado. Além da preservação física, as novas amostras também serão documentadas e disponibilizadas em imagens digitais, ampliando o acesso ao acervo e fortalecendo o papel do Jardim Botânico na pesquisa científica e na conservação da biodiversidade.