Jardim Botânico ganha novo bar, o iVenga! Taberna

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Venga Taberna Tostas Crédito Rodrigo Azevedo 1 Jardim Botânico ganha novo bar, o iVenga! Taberna

Quem já é fã do ¡Venga!, seja do Bar de Tapas ou do Chiringuito, agora pode aproveitar que o grupo tem uma nova casa na Visconde de Carandaí no Jardim Botânico, o Taberna. Com ambiente mais rústico,  iluminação baixa, clima informal e oferecendo a comida das tabernas espanholas. São muitos embutidos e são drinques como o vermute exclusivo e artesanal, aposta da casa.

No Taberna, os pratos passam preferencialmente pela grelha a carvão, as conservas, os embutidos e o vermute de fabricação própria são os principais diferenciais em relação as outras casas. “As tabernas são instituições seculares na Espanha, mas há uma tendência muito forte de novas casas que seguem esta proposta diante de uma ótica mais moderna. E é isso que queremos fazer.  Nossa Taberna será informal, como todas as nossas outras casas, mas o conceito estético e as ofertas do cardápio seguirão a proposta bem original.”, diz Fernando Kaplan, sócio da casa.

Venga Taberna Mix 2 Crédito Rodrigo Azevedo 1 Jardim Botânico ganha novo bar, o iVenga! Taberna

Advertisement

 Fica a cargo do chef Nery Owczarzak a elaboração do cardápio, que apresenta como as principais novidades a seleção de Tostas, tipo de torrada que será servida em cinco sabores diferentes, entre eles o de Seta y manchego (cogumelos e queijo Manchego) e o Tartar de Solomillo (tartar de filé mignon); a seleção de ConcervasAceitunas, Escalivada, Piquillo, Gilda e Mejillones – e a seção Charcutería com uma boa variedade de embutidos e queijos. Outro capítulo de destaque no cardápio, o En la Brasa traz opções de peixes e carnes grelhados no carvão vegetal, que confere um sabor e aroma especial aos pratos. Já os embutidos são uma fabricação da Pirineus, empresa dedicada à elaboração artesanal de produtos embutidos típicos da gastronomia espanhola. Entre os escolhidos está o Jamón Bellota com 36 meses de cura, venda exclusiva da casa. O presunto é extraído de uma raça de porcos que cresceram comendo bolotas – frutos de casca dura parecidos com castanhas que caem dos azinheiros – e é salgado e curado de forma natural durante 36 meses. Nesse tempo, a carne ganha sabor, textura e aroma.

Alguns hits do Bar de Tapas ganharam espaço no cardápio do Taberna, como o Pan com tomate e o Gazpacho. O Huevo Loco, um clássico do !Venga!, ganhou uma versão “turbinada”, o Huevo Loco 2.0, que ao invés de um purê é servido com uma batata mais leve, como uma espuma. O chef também resgatou o bolo de aniversário do Volta, uma das sobremesas mais pedidas do antigo restaurante do grupo, com sabor caseiro e calda de brigadeiro.

 O grande diferencial da carta de drinques é o vermute, desenvolvido na própria casa com consultoria do espanhol Juan Aragonés. Com uma proposta bem peculiar que traduz o espírito do bar e o clima carioca, o vermute servido na casa é suave, leve e refrescante. O preparo é com uvas Viura e Macabeo, que passam por um processo de redução antes de se misturar com as especiarias, ervas finas, licor de frutas vermelhas, caramelo demerara, álcool de cereal e água.  Jarras de sangria de vinho tinto, branco e espumante, vinhos, coquetéis e cervejas completam as opções de bebida do Taberna, que oferece com exclusividade o Chope Estrella Galicia.

 A charmosa casa da rua Visconde de Carandaí ganhou projeto de decoração de Chicô Gouvêa, com iluminação de Maneco Quinderé, que criaram uma atmosfera informal e acolhedora, ainda que vibrante. Com mesas de madeira ocupando o salão principal e a varanda, o bar do Taberna terá um balcão voltado para os dois ambientes. A decoração é rústica, com paredes na cor tabaco, tijolos aparentes e aplicação de azulejos e o segundo andar funcionará como espaço reservado para eventos.

 ¡Venga! Taberna – Rua Visconde de Carandaí, 5 – Jardim Botânico. Tel.: 3502-4123. De segunda a sexta das 12h às 00h, sábados e domingos das 13h á 00h. Capacidade: 76 lugares. C.c.: Visa, Mastercard e Amex. C.d.: Visa Electron e RedeShop.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jardim Botânico ganha novo bar, o iVenga! Taberna
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui