Na lateral esquerda do palácio – destruído em um incêndio em 2018 – fica o Jardim das Princesas. A área (que nunca foi aberta à visitação) onde Isabel e Leopoldina, filhas de Dom Pedro II, passavam o tempo livre, praticando atividades como artesanato e jardinagem, será restaurada.

Segundo o diretor do Museu Nacional, o paleontólogo Alexander Kellner, a instituição sempre quis restaurar do local e utilizá-lo para atividades culturais mas o orçamento impedia o trabalho. Desta vez, porém, a tarefa já faz parte da reconstrução de todo o palácio.



Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, espectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

“Além do trabalho feito pelas princesas, há relatos de que Albert Einstein teria plantado uma árvore ali quando visitou o Museu, em 1925. Queremos resgatar essa história e vamos realizar um trabalho arqueológico e estrutural para isso. A visitação nunca foi possível porque infelizmente o local está muito deteriorado, mas ele é muito especial, tem grande valor histórico e precisa ser cuidado”, disso.

Ainda de acordo com Kellner, a primeira etapa do trabalho deve começar em abril. Serão protegidas todas as áreas do Museu que podem ser restauradas, preparando o espaço para a realização de obras estruturais na fachada e no telhado do bloco um, previstas para começar no segundo semestre deste ano.

O destaque do local é a ornamentação idealizada pela família, utilizando a técnica do embrechamento, que consiste em incrustar conchas, pedras, fragmentos de louças, entre outros materiais, no cimento fresco. No espaço, há três bancos largos e oito pequenos. Em um deles, há o registro da data de batismo de Isabel. O jardim tem ainda dois chafarizes e muros enfeitados com mosaicos.

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui