Jogador Paulinho e Carnaval carioca são homenageados pela Câmara do Rio

Na cerimônia foi entregue um conjunto de medalhas Pedro Ernesto ao jogador da Seleção Brasileira e os carnavalescos da Grande Rio receberam o título de cidadão honorário; ambos foram homenageados pela luta contra o preconceito religioso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal do Rio homenageou atitudes contra intolerância religiosa no Rio. O jogador, da Seleção Brasileira, Paulinho recebeu a Medalha Pedro Ernesto, a maior honraria da casa, por mostrar ao mundo não ter medo de assumir a sua fé ao fazer uma reverência ao orixá Oxóssi durante as olimpíadas de Tóquio.

A medalha foi concedida pelo vereador Átila Nunes (PSD).

Além do atleta, receberam o título de cidadão honorário do Rio os carnavalescos da Grande Rio Leonardo Augusto Bora e Gabriel Haddad. A escola de Duque de Caxias venceu o Carnaval com o enredo sobre Exu, contribuindo para a luta ao preconceito religioso ao desconstruir a imagem estereotipada do orixá, cultuado por religiões afro-brasileiras.

Ao receber a homenagem, Paulinho falou da luta pela liberdade religiosa.

Advertisement

“Desde pequeno, eu sempre escutei que a religião afro-brasileira era direcionada para o mal, mas eu tinha exemplos dentro de casa e não era bem assim. Eu segui firme, aprendendo, buscando informação, conhecimento sobre essas religiões as quais eu me sinto muito honrado e muito feliz de cultuar. Hoje, eu fico muito feliz de estar fazendo parte desse momento e espero que a gente continue nessa luta contra o preconceito e contra o racismo religioso”, declarou Paulinho.

Os carnavalescos da escola de Duque de Caxias afirmaram que a vitória é uma conquista coletiva de todos que lutam contra o preconceito religioso.

“Essa homenagem nos enche de orgulho e coroa uma vitória coletiva, que tem muitas dimensões: a conquista do título inédito de campeã do carnaval pela Grande Rio é uma vitória do povo do Axé. Afinal, a escola contou para o mundo inteiro as potências de Exu”, declarou o carnavalesco Leonardo Augusto Bora.

Ao encerrar a cerimônia, marcada também pela emoção do jogador Paulinho ao ouvir uma mensagem enviada pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, que o revelou para o mundo, o vereador Átila Nunes falou sobre a importante contribuição dada pelos homenageados na luta contra à intolerância.

“Tivemos este ano um carnaval de resistência, que reafirmou a liberdade religiosa ao contar ao mundo sobre os Orixás nesses dias de intolerância. Nada mais justo que homenagear aqueles que com suas ações reafirmaram a nossa causa para que tenhamos uma sociedade com mais liberdade religiosa”, disse o vereador.

A bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, que homenageou Oxossi no seu desfile, fez o esquenta da festa também dedicada ao Carnaval do Axé, sob o comando do mestre Dudu. Ele e o ator Demerson D Álvaro, que interpretou Exu durante o desfile da Grande Rio, também foram homenageados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jogador Paulinho e Carnaval carioca são homenageados pela Câmara do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui