Foi aprovado em 1ª discussão o PL 2232/2023, que inclui os jogos eletrônicos na grade extracurricular da rede pública municipal de ensino, a ser ministrado como conteúdo da disciplina de Educação Física. De acordo com a proposta, “entendem-se por Jogos Eletrônicos as atividades desportivas educacionais realizadas por intermédio de plataforma digital, em que dois ou mais participantes ou equipes competem em modalidades de jogos desenvolvidos com recursos das tecnologias da informação e da comunicação”.
Ainda segundo o texto, “os Jogos Eletrônicos como conteúdo a ser desenvolvido pela Educação Física Escolar deverá abranger, dentre outros, os seguintes elementos: corporificar os movimentos dos personagens digitais; implantar a racionalidade das dinâmicas internas dos variados jogos; associar as vivências corporais à educação e ao lazer dos alunos; e ressignificar os jogos digitais como produtos culturais e de inclusão”.
“A inclusão dos Jogos Eletrônicos na Grade extracurricular de ensino visa oportunizar aos estudantes da Educação Básica do Rio de Janeiro momentos de desenvolvimento através da prática dos “e-sports”. Para além disso, o seguimento dos games e os e-sports devem ser desenvolvidos como elementos de formação, mas também como elementos de inserção dos jovens nas diversas áreas de trabalho que existem adjacentes a esse universo tecnológico“, afirma o vereador Victor Hugo, autor do projeto, na justificativa.
- O projeto foi aprovado em 1ª discussão e voltará à pauta para nova votação.
Tauipariu!
Especialistas sérios do mundo inteiro alertando para os problemas do excesso de horas, diariamente, com os olhos grudados nessas telinhas infernais. A garotada já tem tão pouco tempo para esquecer que esses aparelhinhos existem e para fazer atividades físicas de verdade, e os ineptos da Câmara ainda me vem com essa.
Para quem acha que o mundo está ruim, relaxa, pois vai ficar ainda pior.