Jornalista Dauro Machado recebendo a Palma de Jerusalém

O Jornalista e Diretor Dauro Machado recebeu no último dia 12/12 a Palma de Jerusalém, uma das maiores honrarias concedidas pela igreja católica. A Condecoração, que só pode ser outorgada na capital israelense, foi feita pela mãos de sua Beatitude, o Patriarca Latino. A cerimônia de entrega foi realizada no Salão de Estado do Palácio do Patriarcado Latino de Jerusalém, a mais alta autoridade da Igreja Católica na Terra Santa.



Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, espectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

A Palma é conferida pelo Cardeal Grão-Mestre a pessoas que tenham prestado um serviço especial à Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, uma das mais importantes organizações da igreja católica presente em cerca de 40 países e que tem como missão prover as obras cristãs e ampará-los na terra santa, ou a obras de caridade dependentes da Ordem em Israel. Residentes permanentes na Terra Santa ou, em casos excepcionais, peregrinos, poderão receber esta condecoração através do Patriarca Latino de Jerusalém, Grão-Prior Ordem.

Dauro Machado peregrinou pelo país na primeira quinzena de dezembro de 2019. o prêmio lhe foi conferido pelo Arcebispo Pier Batista Pizzaballa, administrador apostólico na terra santa e que tem as funções de patriarca.

A Palma de Jerusalém possui 3 graus: bronze, prata e ouro. A Palma de Prata é sempre solicitada por uma alta autoridade católica do país de origem do agraciado e destina-se àqueles que tenha prestado relevantes serviços prestados a igreja católica. Apostólica Romana. O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Sua Eminência Reverendissima, Cardeal Orani João Tempesta, Grão Prior da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém e o Reverendo Prior da Ordem, Monsenhor André Sampaio foram os responsáveis pelo pedido da condecoração do jornalista.

O Cardeal e o Monsenhor providenciaram uma carta a Sua Beatitude Arcebispo Pizzaballa informando sobre os relevantes serviços que o Dauro Machado presta a Igreja Católica, seja como fiel ou como Cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém. No momento da entrega, o Arcebispo Pizzaballa disse ao Jornalista que o pedido havia sido feito pelo Cardeal Tempesta e que ele conhecendo a seriedade de sua Eminência e do subscritor, Monsenhor Sampaio não poderia deixar de agracia-lo.

Dauro Machado afirmou que recebeu com “humildade e responsabilidade” a condecoração. O jornalista é o primeiro brasileiro a possuir tal honraria. A entrega da Palma foi feita com o profissional de comunicação vestido com suas vestes litúrgicas de Cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro. Durante sua estada em Jerusalém, Dauro Machado esteve hospedado no Palácio do Patriarcado, um castelo medieval de 1.800 anos, testemunha dos maiores acontecimento da Igreja Católica desde a idade média. O local fica localizado no Portão de Jafa, na cidade velha de Jerusalém.

A Palma de Jerusalém vem acompanhada de um diploma numerado e assinado pelo Patriarca Latino de Jerusalém, além das marcas e chancelas oficiais da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.

O Prefeito de Além Paraíba, Professor Miguel Belmiro de Souza e o Presidente da Câmara Municipal de Além Paraíba, Gerson Pinto Barreto da Silva encaminharam mensagens nas redes sociais cumprimentando o jornalista, que é um dos mais premiados de município sendo detentor de medalhas como Inconfidência, Ordem do Mérito Legislativo, Ordem do Mérito Militar, Medalha JK e Medalha Santos Dumont.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui