Foto: arquivo pessoal

Conexão subúrbio carioca-América do Norte. João Vitor Boechat, de 17 anos, morador de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, conseguiu ganhar uma bolsa de estudos para cursar Engenharia Elétrica e da Computação em Duke University, Carolina do Norte.

João faz parte do Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA Brasil, órgão oficial do governo americano para alunos internacionais. O programa apoia estudantes academicamente qualificados, mas sem condições financeiras, no processo de candidatura para Graduação e Pós-Graduação (em inglês, Graduate Programs), auxiliando nas admissões com bolsas de estudos nos Estados Unidos.

Nesta quinta-feira, 19/08, João vai viajar e as coisas boas começam a acontecer. Ele vai se vacinar em solo americano. Conseguiu o visto e será imunizado nos EUA.

Bolsista por mérito acadêmico, já aos 13 anos, fundou o primeiro clube de robótica da escola e lá mesmo começou a participar de competições. O desempenho de João foi reconhecido ao longo de suas disputas, acumulando mais de 20 medalhas e a participação em duas Olimpíadas de Robótica. A maior delas foi em Quanta, na Índia.

“Não tínhamos suporte nem equipamento, mas a gente tinha força de vontade de correr atrás do desafio,” conta Boechat sobre o desempenho dele e da equipe, que fizeram uma vakinha virtual para viajar e concorrer, na época.

Ele ainda ganhou o primeiro lugar em uma competição do Google e fundou uma Startup chamada Divulgarte, um projeto que visa promover artistas locais e democratizar a arte na comunidade.

Assim como a João, os brasileiros que sonham em conseguir um diploma nos EUA, podem ter acesso gratuito a informações oficiais na Segunda Edição da Feira Virtual EducationUSA Brasil 2021. No dia 25 de agosto, representantes de mais de 80 instituições norte-americanas estarão reunidos, em ambiente virtual, fazendo apresentações, esclarecendo dúvidas, divulgando bolsas de estudos e apresentando propostas para vários cursos interessantes para o mercado de trabalho. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do link.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui