Jovem diretora apresenta musical no Teatro Angel Vianna, na Tijuca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Um Brinde à Desordem

No próximo dia 20/07 (sábado), às 20h, o Teatro Angel Vianna, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, recebe, em única apresentação, o musical Um Brinde à Desordem, 3º espetáculo escrito, dirigido, produzido e coreografado pela jovem Bárbara Ribeiro, de 21 anos.

Por meio de canções e dos movimentos dos dançarinos, Bárbara conta histórias singulares. ”Na minha infância, domingo pela manhã era tradição acordar com a minha mãe e minha avó ouvindo rádio. Foi de onde veio as referências de Roberto Carlos, Adriana Calcanhoto, Elis Regina, Fagner, Ana Carolina, Rita Lee, entre outros artistas da MPB, no meu trabalho”, revela Bárbara.

A Companhia da Dança Nóxi, criada pela jovem há 2 anos, é composta, predominantemente, por jovens na faixa dos 20 anos. Alguns deles moram em comunidades como a Tabajara e Cantagalo (Copacabana), outros são de Bangu, Ilha do Governador, Niterói, Iguaba, entre outros lugares bem longe da Zona Sul, que é onde a Companhia ensaia.

Distância e cansaço, contudo, não os impedem de passar madrugadas adentro treinando a exaustão. Para arrecadar verba para os figurinos, aluguel de teatro, etc, os jovens realizam bailes, sorteiam aulas particulares, contam com apoio de alunos da escola de dança em que são professores ou bolsistas e de amigos e família.

Advertisement

”É, sem dúvida, o sonho de viver de arte que nos une. Ver as cortinas subindo e o teatro cheio de alunos, apoiadores e fãs do nosso trabalho faz tudo valer a pena e alimenta a paixão de toda a Companhia pelo que faz”, destaca Bárbara.

Os integrantes da Nóxi ensaiam em espaços cedidos e, assim como a coreografa que dá aulas de dança de salão e outros ritmos desde os 15 anos, os bailarinos têm duplas ou até triplas jornadas. ”Para conciliar tudo é preciso sangue, suor, lágrimas e dedicação. Mas, é claro que na nossa jornada há muita fraternidade, amor, diversão e crescimento pessoal e profissional para todos”, conta Bárbara.

O método coreográfico usado pela Nóxi foi desenvolvido por Jaime Arôxa, referência da dança de salão em todo mundo. Aos 21 anos, Bárbara soma pelo menos 13 de vivência no mundo da dança, já que começou aos 8 seguindo os passos do pai, que é professor de dança de salão. Em seus trabalhos como bailarina, a jovem diretora participou de espetáculos como Bloody Mary and The Monsters, Senhor Bolero, Frank Sinatra, entre outros. Quem vê a carinha de menina (que ainda é mesmo), não imagina que por trás tem uma coreógrafa exigente e produtora sagaz, perseverante o suficiente para encarar qualquer adversidade e realizar totalmente na raça, pela 3ª vez, um musical.

Os espetáculos da Nóxi contam o trabalho voluntário de preparação cênica da Lucia Soares e o Gabriel Bulcão e na preparação corporal do Marcello Nogueira (ballet clássico) e Werlem Rodrigues (dança contemporânea). Assim como ”Desencontros” e ”A Caixa”, os 2 primeiros musicais encenados pela Nóxi, Um Brinde à Desordem é baseado nas histórias de amor, vida e família de Bárbara Ribeiro.

SERVIÇO
Um Brinde à Desordem
Data: 20 de julho (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro Angel Vianna
Endereço: Rua José Higino, 115 – Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jovem diretora apresenta musical no Teatro Angel Vianna, na Tijuca
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Jovem diretora apresenta musical no Teatro Angel Vianna, na Tijuca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui