Jovem negro acusado de roubo no Leblon diz não saber que bicicleta era furtada

O instrutor de surfe disse que como nunca tiveram uma bike elétrica antes, ele e a namorada não repararam que a chave era diferente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Matheus Ribeiro, o instrutor de surfe que foi acusado de roubar uma bicicleta no Leblon, afirmou que não sabia que a bicicleta elétrica comprada por ele e pela namorada havia sido roubada anteriormente. Ele e Maria Faes compraram o objeto em um site que anuncia produtos usados.

Na semana passada, ele foi parado por um casal branco, Mariana Spinelli e Tomás Oliveira, que o acusou de roubar a bicicleta elétrica deles. Eles estavam em frente ao Shopping Leblon. Matheus, que é negro, gravou os momentos finais da abordagem e procurou a polícia, denunciando o crime como racismo.

Depois, foi identificado um vídeo de câmera de segurança das imediações do local, que mostrou que a bicicleta do casal foi levada por um homem branco conhecido como “Lorão”.

A polícia também descobriu que a bicicleta comprada por Matheus foi anunciada no site de vendas após ter sido roubada e Matheus passou a ser investigado por receptação de bicicleta furtada. A Polícia Civil do RJ afirmou que o objeto foi levado do dono original em fevereiro deste ano em Ipanema.

Advertisement

Neste sábado (19/06), Matheus foi informado pela polícia de que a bicicleta elétrica dele tinha sido objeto de furto. Ele afirmou que não tinha desconfiança nenhuma de que a bicicleta podia ter sido roubada, pois, se tivesse, logicamente ele e a namorada não teriam comprado.

Ele contou que não desconfiou do valor baixo por se tratar de um site de produtos usados: “Por ser uma bicicleta usada, a gente especificou que estivesse próximo à metade do valor de uma bicicleta nova”. Um modelo novo da bicicleta custa, aproximadamente, R$ 8 mil. A usada foi comprada por R$ 3,6 mil.

O instrutor de surfe e a namorada afirmam que cobraram a nota fiscal do vendedor. “A gente acabava sempre cobrando a nota fiscal para ele. Depois, ele disse: ‘Ah, o cara ainda está viajando. Não tenho contato com o primeiro dono ainda. Ele está viajando’, e esse foi o desfecho.

Eles disseram ainda que não desconfiaram da chave para ligar a bicicleta ser diferente de uma original: “Como a gente nunca teve uma bicicleta elétrica, a gente não reparou que a chave poderia ser diferente”, disse Maria Faes, namorada de Matheus.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jovem negro acusado de roubo no Leblon diz não saber que bicicleta era furtada
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. O dolo não se presume, mas a receptação pode ser figurada por indícios que desviam daquela ideia de boa-fé que se espera. Exemplos: o bem é de valor relativamente alto e foi vendido sem a documentação,manuais… nada! A bicicleta era quase nova e tava pela metade do preço. Pelo que li em outras fontes, foi pago em dinheiro na mão, sem rastreio. E as chaves não eram originais, outra coisa esquisita demais para um produto tão novo. Enfim, cheira muito mal: em termos jurídicos pode muito bem o casal responder por calúnia (porque acusou sem poder provar que era a moto deles) e o cara aqui responder por receptação pelos indícios acima. Um crime não impugna o outro. Cada qual com sua sentença.

    • Agora você imagina aquele Flávio Bolsonaro que comprou imóvel e no mesmo ano vendeu com mais de 200% de lucro sobre o valor adquirido… É qual Crime?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui