Jovens pesquisadores cariocas apresentam projetos na Mostratec

Devido à pandemia, Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia acontece em plataforma on-line exclusiva de 09 a 11 de dezembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Dez dos 237 trabalhos apresentados na 35ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia são do estado do Rio de Janeiro. A Mostratec Virtual acontece de 09 a 11 de dezembro e pode ser acessada pelo site. Entre os projetos apresentados por cariocas, há ainda 4 criados por estudantes do interior do Estado.

Da cidade do Rio de Janeiro surgiram os seguintes projetos:

  • “Investigação do Potencial Tóxico da Quercetina na Doença de Parkinson”
  • “Avaliação do potencial bioativo do maxixe (Cucumis anguria L.) frente às Doenças Crônicas Não Transmissíveis”
  • “CNRA – Conservante natural de resíduos de abacates”
  • “Magnetorresistência em Filmes Finos depositados pelo método de Magnetron Sputtering”
  • “Seebeck-watch: elaborando sistemas para relógios de pulso a partir da diferença de temperatura e utilização de filmes finos termoelétricos”
  • “Potencial terapêutico das cascas da jabuticaba e seus benefícios à pele”.
  • “Como subverter o consumismo através de programas educacionais”
  • “BIOSID’S: adubo a partir de matéria orgânica, usado como fertirrigação”
  • “A influência da mídia na construção da personalidade infantil”
  • “Avaliação da eficiência da ureia no crescimento vegetativo do milho”

Os estudantes Lucas Alves de Souza, Felipe Gomes de Souza e Caio Henrique de Souza Ferreira Berdeville, que estão participando, são do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Da mesma escola vêm as equipes: Victória Barros dos Santos e André Victor Oliveira Avellar; Giulianne Bastos Serpa e Ana Júlia Mathias Santos; além de Lucas Gabriel Dutra Gonçalves, Ana Maria da Silva Lourenço e Ana Carolina da Silva Almeida Pereira.

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) – Campus Maracanã é representado por Raphael Nunes da Silva Moreira Souza. Já Vinícius Ribeiro de Moraes vem em nome de Matriz Educação

Advertisement

Os estudantes de Miguel Pereira se chamam Maria Isabela Moraes Rocha, Maria Eduarda da Costa Rubio e Julia Chagas Moreira e são da Escola do Cepe. De Nova Friburgo, os nomes dos alunos são Ian de Aquino Bianquini, Cauã Pascoal Santos Junger e Carlos Eduardo de Schuller Banjar que estudam no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ UnED Nova Friburgo. Do município de Nova Iguaçu, a jovem cientista é Maryana Sobrinho Alves dos Santos, do Colégio e Curso Matriz Educação. Da cidade de Três Rios, os pesquisadores são Cauê da Silva Batista Custódio, Cauã Welington de Souza Oliveira Fraga e Carlos Henrique da Silva Araújo do Colégio Estadual Moacyr Padilha.

A Mostratec, realizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo/RS, é a maior do gênero na América Latina e nesta edição reúne 237 trabalhos de estudantes de 18 estados brasileiros e projetos de 12 países voltados para as áreas científicas e tecnológicas. Os jovens pesquisadores abordam os temas que mais impactam as suas comunidades e buscam encontrar soluções inovadoras por meio da pesquisa.

Para saber mais informações, basta acessar o site da Mostratec.
Confira abaixo a programação completa:

09/12 – 09:00 MOSTRABOT – Introdução a modelagem e impressão 3D

09/12 – 09:30 Oficina da Mostratec Júnior – Monstros do Passado, com Prof. Dr. Hugo Schmidt Neto (PNPD – UNISINOS)

09/12 – 11:00 Oficina da Mostratec Júnior – A Música e as Emoções, com Isabel Hoffmann Brum (R.C. SCHOOL – CANADÁ) e Paulo Brum (UFRGS)

09/12 – 13:30 CARDI -Etapa final do Campeonato Internacional de Robótica a Distância

09/12 – 14:00 Games Mostratec/Feevale – Processo de Criação de Games, com Guilherme Theisen, Bernardo Benites, Eduardo Scheffler, Eduardo Fernando Muller

09/12 – 14:30 Oficina da Mostratec Júnior – Pesquisa científica aplicada ao voluntariado aliado aos ODS, com Ana Carolina Pont e Carlos Eduardo Araujo (Voluntários – Criadores do Projeto Eu Vou e Pronto, ex-alunos da Fundação Liberato)

09/12 – 16:00 Oficina da Mostratec Júnior – Diferente, curioso, científico: Brasil e Canadá, um mundo de descobertas, com Henrique Fuhrmann (M. C. O. C. High School – CANADÁ) e Lucrécia Raquel Fuhrmann (University of Regina – CANADÁ)

09/12 – 17:00 Games Mostratec/Feevale – Aprenda a desenhar de forma criativa – Técnicas de Criação de Personagens para Games, com Guilherme Theisen, Bernardo Benites, Eduardo Fernando Muller

09/12 – 19:00 Mostratec – Cerimônia de Abertura da Mostratec Virtual – Canal do YouTube da Mostratec

10/12 – 09:00 MOSTRABOT – Introdução a eletrônica e programação

10/12 – 09:30 Oficina da Mostratec Júnior – Eu, cientista? Como fazer iniciação científica na sua escola, com Leonardo Fernandez (Colégio Interativa – Londrina)

10/12 – 11:00 Oficina da Mostratec Júnior – Comunicação sobre Ciências para promover a alfabetização científica, com Logan Petlak (Prairie South Schools – CANADÁ)

10/12 – 14:00 Games Mostratec/Feevale – Desenvolvimento de Games utilizando a Unity, com Guilherme Theisen, Eduardo Scheffler, Eduardo Fernando Muller

10/12 – 14:30 Oficina da Mostratec Júnior – A magia do pH, com Euler Eduardo Lisboa de Moura e Alana Persch (FUNDAÇÃO LIBERATO)

10/12 – 16:00 Oficina da Mostratec Júnior – Introdução a Programação e Robótica, com Rafaela Hartmann De Zorzi – Estudante da Rede Municipal/NH

10/12 – 17:00 Games Mostratec/Feevale – Criação de Jogos Digitais para a Aprendizagem na Escola, com Guilherme Theisen, Bernardo Benites, Eduardo Scheffler, Eduardo Fernando Muller

11/12 – 09:00 MOSTRABOT – Montagem do Robô e Indústria 4.0

11/12 – 19:00 Mostratec – Cerimônia de Premiação – Canal YouTube da Mostratec

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jovens pesquisadores cariocas apresentam projetos na Mostratec
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui