Julho é mês de mostras de arte em Santa Teresa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Divulgação

O turístico e charmoso bairro de Santa Teresa será ‘abraçado’ pela arte neste mês de julho. A partir do próximo sábado (06/07), o Circuito Oriente movimentará a região, exibindo 7 mostras inéditas dos espaços Cine Galeria, Estudio Dezenove, Canto da Carambola, Ateliê dos Artífices, QTRAZ, LABPROA252 e Casa Amarela, que buscam uma nova dinâmica para o setor.

O projeto é um esforço coletivo de mútua cooperação entre os espaços expositivos que promovem uma pauta na arte contemporânea, com programa, claro, de conceitos bem definidos, textos concisos e de fácil entendimento para o público, buscando estimular o visitante a conhecer um pouco mais o que vem se desenvolvendo no campo das artes visuais, além de debates com os artistas e curadores.

O Circuito Oriente é coordenado por Julio Castro, artista visual e professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com trajetória de exposições no Brasil e no exterior, em parceria com a arquiteta, mestra em Gestão do Espaço Urbano e artista visual Ana Prado.

Andrea Hygino e Luiza Coimbra foto George Magaraia 01 Julho é mês de mostras de arte em Santa Teresa
Foto: Divulgação/Cine Galeria

Sobre as exposições

1) CINE GALERIA

Recém-inaugurada no foyer do Cine Santa, um dos cinemas mais charmosos da cidade, será ambienta com a exposição Fotograma por Fotograma. Com curadoria do fotógrafo Wilton Montenegro, a mostra ativa o espaço da galeria recém-montada junto ao cinema de Santa Teresa e tem como mote aspectos da obra da cineasta Agnès Varda, recentemente falecida e considerada uma das precursoras do movimento ”nouvelle vague”. Nove jovens artistas oriundos de faculdades de arte e que começam a se destacar no atual panorama da arte abordam a relação entre o cinema e as artes visuais.

Fotograma por Fotograma: Alejandra Espinosa; Amanda Devulsky; Andréa Hygino e Luiza Coimbra; Érica Magalhães; Mariana Paraízo; Monica Coster; Samara Viana e Iamn – Curadoria Wilton Montenegro

Período: 6 de julho a 15 de setembro
Dias e Horários: Diariamente, das 11h às 21h Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 136 – Santa Teresa
Telefone: (21) 2222-0203
Site

2) ESTUDIO DEZENOVE

Acontecem as exposições OVNI – Objetos Visuais Não Identificados, dos artistas Marco Cavalcanti e Pedro Paulo Domingues com curadoria de Osvaldo Carvalho, e Espessa Transparência – Projeto Vitrine Efêmera, de Hélio Fervenza com curadoria de Gê Orthof, além do conjunto de gravuras do artista EBER JC, fruto de sua residência dentro do programa de intercâmbio realizado pelo Estudio Dezenove com artistas mexicanos.

OVNI – Objetos Visuais Não Identificados: em diferentes suportes os artistas propõem ao espectador máquinas de fazer imaginar ao devaneio. Movimentos ora positivos, ora negativos, mas em todo caso relativos quanto à sua permanência, numa tentativa de rompê-la em busca de uma força motriz que há por trás de tudo o que existe.

Espessa Transparência – Projeto Vitrine Efêmera: um grande logotipo recortado em vinil branco adesivado no vidro, e outro, na parede do fundo da vitrine. Tal imagem provém das janelas dos ônibus intermunicipais e indica como proceder em casos de emergência. A vitrine como dispositivo a oferecer uma visibilidade aos objetos é operada pelo artista de modo inverso na qual a transparência reverbera um efeito de invisibilidade.

Período: 6 a 28 de julho, mediante agendamento
Endereço: Travessa Oriente, 16-A – Santa Teresa
Telefone: (21) 2232-6572
Site

3) CANTO DA CARAMBOLA

O artista Flávio Santos traz Destruição & Construção, onde divide um repertório de imagens em fragmentos (destruição) e reordena esses fragmentos em novas e diferentes imagens (construção). Ele as reúne com o auxílio de diversas mídias: fotografias publicitárias, de internet, de viagens e fotografias que produz e as conduz em um novo arranjo para sua pintura.

Período: 6 a 27 de julho, mediante agendamento
Endereço: Travessa Oriente, 123 – Santa Teresa
Telefone: (21) 2210-0289

4) ATELIÊ DOS ARTÍFICEIS

Ju Mendonça traz, em Giraurbana, uma série de trabalhos que têm como predominância a cor preta, uma busca e questionamento sobre as imagens das entidades apresentadas no sincretismo. A artista afirma que para cada ser caminhante na cidade existem energias motivadoras e protetoras que acompanham nossos passos dia e noite, energias que são conhecidas e relacionadas aos Orixás.

Período: 6 a 28 de julho
Dias e Horários: Terça a domingo, das 18h às 00h
Endereço: Largo das Neves, 4 – Santa Teresa
Telefone: (21) 2572-1242 / (21) 98119-7269
Site

5) QTRAZ

Voos Viscerais, de Ana Clara Guinle, Claudio Partes, João Duarte Waddington e curadoria Bruna Serpa França, reúne o trabalho de 3 artistas que resignificam objetos selecionados, transformando-os formal e simbolicamente. Ana Clara Guinle abre as portas de seus jardins mais profundos mostrando pinturas que carregam elementos do universo feminino, de seus sonhos e experiências. Claudio Partes exibe a série Alfaiates de Asas, onde através de objetos alados faz uma crítica sociedade atual que objetifica seus sonhos e relações. Fechando a tríplice, João Duarte Waddington apresenta monotipias, trabalhos feitos a partir do uso de materiais encontrados ou doados, como sacos plásticos e panos de chão.

Período: 6 a 28 de julho, mediante agendamento
Endereço: Rua Terezina, 12 – Santa Teresa
Telefones: (21) 97909-3726 / (21) 99002-0644
Instagram

6) TRAMA

Evento que envolve 3 exposições: neste estão entrelaçadas individuais de artistas formandos do Curso de Artes Visuais-Escultura da EBA/UFRJ. A mostra é resultado dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre pela disciplina Exposição, ministrada pela Profa. Gabriela Mureb e realizada no LABPROA252, espaço de extensão do Laboratório de Processos Artísticos (LABPROA), da EBA/UFRJ, coordenado pela Profa. Beatriz Pimenta.

Laboratório de Processos Artísticos (LABPROA252), com Carine Caz Forte; Cecilia Cipriano – Derretimento de Certezas; Rodrigo Pinheiro – Efeméridas. Curadoria de Gabriela Mureb

Período: 6 a 27 de julho, mediante agendamento
Endereço: Rua Monte Alegre, 252 – Santa Teresa
E-mail: labproa252@gmail.com

7) CASA AMARELA

Intervalo, de Deborah Costa, a partir de croquis de pessoas desconhecidas em trânsito, nas ruas, ônibus, metrôs, trens, forma um repertório de memórias que ganha lugar na pintura. Reverbera figuras únicas, suas expressões, seus olhares, interações. Nos inclui em breves momentos de espontaneidade, em outros tons. Esse Intervalo nos faz indagar o que acontece entre uma e outra parada, entre o desenho e a pintura, entre as pinturas, entre nós.

Período: 6 a 28 de julho, mediante agendamento
Endereço: Rua Hermenegildo de Barros, 163 – Santa Teresa
Telefones: (21) 99451-5768

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Julho é mês de mostras de arte em Santa Teresaddr newsletter Julho é mês de mostras de arte em Santa Teresa

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui