Julho é o mês dos tubarões no AquaRio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Se até o Discovery tem o mês do tubarão, por que o AquaRio não pode ter? Então se você é fã do peixe cheio de dentes, os tubarões serão tema de exposições, debates, exibição de documentários e jogos educativos que estarão disponíveis para os visitantes a partir do dia 7 de julho.

Cinco emblemáticos tubarões — baleia (Rhincodon typus), branco (Carchadoron carcharias), tigre (Galeocerdo cuvier), cabeça-chata (Carcharhinus leucas) e mako (Isurus oxyrinchus) — terão suas imagens em tamanho real expostas ao longo do circuito de visitação. Só o tubarão-baleia terá 10 metros de comprimento.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no centro do Rio. Se você ainda não conhece, deveria conhecer. Passa no Paço.

O AquaRio também fará um “varal de nadadeiras”, a fim de chamar atenção dos visitantes sobre o risco de extinção de inúmeras espécies de tubarões.  Um dente fóssil de Megalodon, maior tubarão que já viveu na terra, e uma réplica em tamanho original do tubarão Mangona (Carcharias taurus) — a mesma espécie da Margarida, símbolo da atração que chega a 3 metros de comprimento — farão parte da mostra “Evolução e diversidade dos tubarões”, com peças cedidas pelo Museu Histórico Nacional.

Advertisement

 “É necessário chamar atenção dos visitantes do AquaRio sobre a pesca predatória dos tubarões. Cerca de 100 milhões de tubarões são mortos por ano em todo o mundo, sendo a maioria para obtenção de barbatanas. É necessário que a sociedade se conscientize de que muitas espécies estão em declínio acentuado e se mobilize para conservá-los”, diz Marcelo Szpilman, diretor-presidente do AquaRio

Diversão para a crianças

As crianças poderão aprender um pouco mais sobre o “senhor dos mares” com brincadeiras educativas. Uma delas será a oficina de desenho que os pequenos poderão idealizar sua espécie predileta. As figuras darão origem a uma animação que poderá ser vista na atração. Assim como uma sereia que, diariamente, fará mergulhos no recinto dos bijupirás, sempre das 11h às 12h. Nos fins de semana, os visitantes terão a oportunidade de ver um mergulho extra,  entre 14h e 15h.

 Exibição de documentário premiado

Nos dias 21 e 28 de julho, a partir das 16h, o AquaRio exibirá o documentário “Sharkwater”, que denuncia o massacre dos tubarões e que fala sobre a importância destes animais para o ecossistema marinho.

Debate com especialistas

Nos dias 22 e 29 de julho, às 16h, os educadores do AquaRio farão um bate-papo com o público falando sobre o “Rei dos mares”. Já no sábado dia 28 de julho, às 18h, no lobby do AquaRio, o biólogo marinho Marcelo Szpilman inaugura a série “Tomando ciência”, em que os debates científicos serão aliados a um bom papo e uma rodada de chope. O tema será “Mitos e verdades sobre os tubarões” e debaterá também questões sobre declínio e conservação das espécies. Neste dia, o evento será gratuito.

SERVIÇO
Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)
Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h (com entrada no circuito até 17h)

 INGRESSOS:
A partir de R$ 50 (crianças de 3 a 11 anos – brasileiros e estrangeiros; jovens de 12 a 21 anos (brasileiros); estudantes (brasileiros); pessoas com mais de 60 anos (brasileiros) e pessoas com deficiência (brasileiros e estrangeiros);

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Julho é o mês dos tubarões no AquaRio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui