Data: 20.10.2011Editoria: Eu e Fim de semanaReporter: Francisco GoesLocal: Rio de janeiroPauta: Bondinho do Pao de Acucar faz 100 anos.Setor: TurismoTags: pao de acucar, bondinho, maria, turismo, carioca, rio de janeiro, urca, 100 anosPersonagem: Maria Ercilia Leite de Castro, diretora geral da Companhia Caminho Aereo Pao de Acucar, fotografada no bondinho, na Urca, Rio de Janeiro.Fotos: Aline Massuca/Valor culturaNa próxima sexta-feira, dia 14 de junho, homenagearei, com o conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, maior honraria da Câmara dos Vereadores, a diretora da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e da empresa Pão de Açúcar Empreendimentos Turísticos, Maria Ercília Baker Botelho Leite de Castro, pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do turismo e da Cidade do Rio de Janeiro. O evento acontecerá às 9h, no plenário da Casa.

Maria Ercília dirige as duas empresas, que contribuem para divulgar a imagem positiva da Cidade Maravilhosa e do Brasil no exterior, há 20 anos. A gestão profissional de um dos maiores ícones turísticos da cidade, o morro do Pão de Açúcar, que tem como atração principal o transporte via bondinho, é responsável pelo reconhecimento internacional do empreendimento. A Câmara dos Vereadores, através da minha iniciativa, presta uma justa homenagem à empresária, que administra uma empresa da qual os cariocas se orgulham.

Na gestão da arquiteta Maria Ercília foram planejados e implantados diversos projetos que incentivam a cena cultural e artística e se incorporaram ao calendário da cidade, como o “Verão no Morro”, que apresenta novos talentos da MPB e do cinema nacional; o “Arraiá no Morro”, durante as comemorações juninas; o “Reveillon no Morro”, durante a passagem de ano, o programa “Carioca Maravilha”, que concede aos nascidos e moradores do Rio 50% de desconto no ingresso do bondinho; e o projeto “Aprendendo no Bondinho”, voltado à visitação de alunos de escolas públicas.

O bondinho do Pão de Açúcar, que completou 100 anos, tem um sistema operacional considerado modelo em todo o mundo e já transportou cerca de 40 milhões de visitantes, é também símbolo de sustentabilidade, por ser o primeiro empreendimento turístico do Brasil e do mundo a receber o Selo Verde da Global Ecolabelling Network.

29 anos, advogado, é o mais jovem eleito para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na qual é membro da Comissão Permanente de Justiça e Redação. Presidiu a Atlética de Direito, o Centro Acadêmico de Direito e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUC. Foi um dos criadores do Movimento Ficha Limpa e, atualmente, preside a Juventude Progressista. É pós-graduado em Direito Fiscal pela PUC-Rio e cursa pós-graduação em Administração Pública na FGV e Gerência e Gestão de Projetos na UFRJ.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui