A Justiça Federal autorizou a reabertura da Ciclovia Tim Maia, na Zona Sul do Rio, que estava interditada desde 2019 devido a uma série de incidentes que resultaram na morte de duas pessoas. A Prefeitura do Rio confirmou que a ciclovia já está liberada para uso a partir desta quinta-feira (27), após a remoção das placas de interdição. As informações são do Tempo Real RJ.
A decisão ocorre após a conclusão das obras de reforço e reconstrução da estrutura, finalizadas em 2023. No entanto, a prefeitura informou que um protocolo de segurança prevê novas interdições caso o mar apresente condições adversas.
Inaugurada para as Olimpíadas de 2016, a ciclovia foi construída para conectar São Conrado ao Leblon. Porém, menos de três meses após sua inauguração, um trecho da estrutura desabou no costão entre Vidigal e São Conrado, levando à morte de duas pessoas. A erosão causada pela ressaca do mar comprometeu a sustentação da via.
Em 2017, um relatório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) já apontava sinais de deterioração na ciclovia. No ano seguinte, outro desabamento ocorreu entre São Conrado e Barra da Tijuca, quando o rompimento de uma galeria fez cerca de 30 metros da estrutura desmoronarem.