Justiça autoriza reabertura da Ciclovia Tim Maia após quatro anos interditada

A Justiça Federal autorizou a reabertura da Ciclovia Tim Maia, interditada desde 2019 após desabamentos que causaram duas mortes. A via, que liga São Conrado ao Leblon, foi liberada após obras de reforço estrutural.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Justiça Federal autorizou a reabertura da Ciclovia Tim Maia, na Zona Sul do Rio, que estava interditada desde 2019 devido a uma série de incidentes que resultaram na morte de duas pessoas. A Prefeitura do Rio confirmou que a ciclovia já está liberada para uso a partir desta quinta-feira (27), após a remoção das placas de interdição. As informações são do Tempo Real RJ.

A decisão ocorre após a conclusão das obras de reforço e reconstrução da estrutura, finalizadas em 2023. No entanto, a prefeitura informou que um protocolo de segurança prevê novas interdições caso o mar apresente condições adversas.

Inaugurada para as Olimpíadas de 2016, a ciclovia foi construída para conectar São Conrado ao Leblon. Porém, menos de três meses após sua inauguração, um trecho da estrutura desabou no costão entre Vidigal e São Conrado, levando à morte de duas pessoas. A erosão causada pela ressaca do mar comprometeu a sustentação da via.

Em 2017, um relatório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) já apontava sinais de deterioração na ciclovia. No ano seguinte, outro desabamento ocorreu entre São Conrado e Barra da Tijuca, quando o rompimento de uma galeria fez cerca de 30 metros da estrutura desmoronarem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Justiça autoriza reabertura da Ciclovia Tim Maia após quatro anos interditadaddr newsletter Justiça autoriza reabertura da Ciclovia Tim Maia após quatro anos interditada

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui