Liminar da Justiça suspende aviso prévio de cinco mil profissionais de saúde no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Unidade de Pronto Atendimento do Complexo do Alemão / Foto: Reprodução Internet

Uma liminar da Justiça proibiu a Organização Social Viva Rio de dispensar os profissionais de saúde que trabalham nas unidades da prefeitura. Visando “serviços com mais qualidade e eficiência”, a poder público rompeu o contrato com a OS, que administra 75 unidades de saúde no município.

Com a medida, mais de 5 mil profissionais da OS entrariam em aviso prévio a partir desta terça-feira (21/01).

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio entrou na Justiça e conseguiu uma decisão favorável na noite de segunda-feira (20/01). A alegação do Sindicato é que uma demissão coletiva como essa atingiria uma serviço sensível da cidade, que é a prestação de saúde pública.

Na noite de segunda-feira (20), o plantão judiciário do Tribunal Regional do Trabalho concedeu uma liminar favorável aos profissionais de saúde.

Advertisement

Na decisão, o juiz Marcel da Costa Roman Bispo diz que há clara ameaça de direito e violação ao princípio da dignidade dos trabalhadores e determina que a OS Viva Rio não dispense os funcionários até que apresente nos autos informações sobre como pretende pagar as rescisões contratuais e quais funcionários irá reaproveitar em outros postos de trabalho.

Caso a determinação não seja cumprida, a multa é de R$ 1 mil reais por cada profissional dispensado.

Procurada sobre a decisão da Justiça, a prefeitura ainda não havia se manifestado até o publicação desta reportagem.

Veja a íntegra da nota da Prefeitura sobre o rompimento de contrato com a Organização Social Viva Rio.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a rescisão do contrato com a Viva Rio é uma decisão estratégica de gestão. E a substituição das Organizações Sociais pela RioSaúde, empresa pública da Prefeitura do Rio, é uma escolha por serviços com mais qualidade e eficiência para o cidadão que busca atendimento. Além dos bons resultados, a RioSaúde conseguiu recentemente o Cebas.

O Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social é concedido pela administração federal, por meio de órgão ministerial, à pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que preste serviços nas áreas de educação, assistência social ou saúde, garantindo imunidade tributária. Com isso, a gestão pela RioSaúde torna-se mais econômica, permitindo à empresa pública assumir outras unidade da rede.

Em relação à rescisão e indenização dos funcionários da Viva Rio, os cálculos estão sendo feitos e a SMS vai cumprir com todos os compromissos. A RioSaúde está com processo seletivo para contratação ou recontratação daqueles profissionais que se interessarem em permanecer prestando serviço nas áreas incorporadas.

A RioSaúde, que hoje é responsável pela gestão de 75 unidades – eram 4 no início da atual gestão municipal – tem comprovado excelência na prestação de serviços, com implantação de uma série de inovações e a aprovação de mais de 80% da população. Além disso, o modelo terceirizado, por meio de OSs, é caro. A mudança na gestão representará uma economia de R$ 200 milhões aos cofres públicos, dinheiro que poderá ser revertido na oferta de mais serviços, como a redução da fila de espera por cirurgias.

Como parte do processo de mudança no modelo de gestão, a partir da próxima terça-feira, 21 de janeiro, começa o processo de transição da gestão das unidades de Atenção Primária da Zona Sul, Região da Leopoldina e da Região de Madureira; além das UPAs Alemão e Rocinha, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Maria do Socorro Santos, na Rocinha, e João Ferreira Silva Filho, no Complexo Alemão.

A empresa pública trabalha para admissão dos funcionários da OS, obedecendo a legislação trabalhista, a exemplo do que vem fazendo nas outras unidades que assumiu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Liminar da Justiça suspende aviso prévio de cinco mil profissionais de saúde no Rio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Os postos de saúdes estão em greve desde outubro…isso é um absurdo,estou com mamografia, ultra ,exames de sangue e preventivo e não consigo agendar um médico para ver meus exames!!! Quando conseguir agendar, já estão fora da validade…e o povo que se fod*.Tem que acabar com essas clinicas da família, não funciona nada alí! É medico GINECOLOGISTA CUIDANDO DE CARDÍACO,ENDOCRINOLOGISTA DE CRIANÇAS,AUXILIAR DE ENFERMAGEM COLHENDO PREVENTIVO,ENFERMEIRAS DANDO CONSULTAS COMO SE FOSSEM MÉDICOS!

  2. É curioso, para não dizer indecente, a decisão judicial.
    Por um lado, o ocupante de cargo exclusivamente em comissão pode ser nomeado e exonerado livremente pela autoridade que o designou.
    Por outro lado, um Órgão Público que contrate empresa terceirizada para prestar um serviço, não pode encerrar o contrato ou antecipar o termo final, caso queira reassumir, prestando ela própria (Administração Pública) o serviço prestado por empresa contratada…
    Ora, vemos que esses liberais querem, na verdade, é tirar dos governos dos Estados qualquer poder político, entregando nas mãos de grupos, corporações ou institutos.
    Isso encontrarmos tanto na gestão de hospitais ou no caso da Linha Amarela.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui