Justiça determina que Funarj conclua restauração da Casa da Marquesa de Santos, em São Cristóvão

A Casa da Marquesa de Santos foi uma das primeiras edificações tombadas pelo Iphan, em 1938

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Justiça Federal condenou, nesta quarta-feira (21/10), a Fundação Anita Mantuano de Artes do estado do Rio de Janeiro, a Funarj a concluir o processo de restauração da Casa da Marquesa de Santos, que fica no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Em 2016, as obras foram interrompidas.

A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em ação civil pública que busca impedir a deterioração do imóvel pela falta de uso e manutenção. De acordo com o MPF, a ação, inicialmente, foi movida contra a Funarj. Durante o processo, a fundação solicitou junto à Justiça Federal que também fossem chamados no processo como réus o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a União. Após o recurso ter sido acatado, o Iphan e a União foram condenados a custear as obras, no caso de a Funarj comprovar que não tem recursos para tal.

A Casa da Marquesa de Santos foi uma das primeiras edificações tombadas pelo Iphan, em 1938. Em 2010, foi apresentado um projeto de obras emergenciais que seria financiado pelo BNDES. A execução foi iniciada em 2012, com a restauração das fachadas, das esquadrias, da cobertura e da Sala Flora.

Na sentença, o juízo da 16ª Vara Federal do Rio de Janeiro condenou a FUNARJ a incorporar as alterações solicitadas pelo IPHAN à época ao projeto básico de arquitetura. Para isso, a Justiça determinou em tutela de urgência o prazo de 90 dias. Além disso, a FUNARJ foi condenada a concluir a totalidade do projeto de restauração da Casa da Marquesa de Santos, no prazo de vinte e quatro meses.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Justiça determina que Funarj conclua restauração da Casa da Marquesa de Santos, em São Cristóvão
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui