Justiça do Rio autoriza reajuste nas tarifas do gás natural

Os consumidores do Rio passarão a pagar a mais, em média, em 7,30% para o segmento residencial, 7,18% para o comercial, e 1,10% para postos de GNV

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

A partir desta quarta – feira (15/03), cariocas e fluminenses vão pagar mais caro pelo gás natural. A Justiça do Rio de Janeiro autorizou que a Naturgy aumentasse as tarifas do insumo, medida que havia sido barrada pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) no início do ano.

Os consumidores da Região Metropolitana do Rio (Ceg) passarão a pagar para consumidor o gás natural em média, em 7,30% para o segmento residencial, 7,18% para o comercial, 1,10% para postos de GNV e de 1,40% para as indústrias. Já para os consumidores do interior do Estado (Ceg Rio), o reajuste será de 6,36% para residências, 5,70% para o comércio, 0,99% para postos de GNV e 1,23% para indústrias.

De acordo com um comunicado emitido pela Naturgy, o reajuste nas tarifas de gás natural cobrem parcialmente os custos inflacionários do período. Com a entrada em caixa de novos recursos, a empresa pretende honrar gastos operacionais da linha de produção do insumo. Sobre a permissão do reajuste por parte da Justiça do Rio, a Naturgy declarou: “Uma decisão judicial reconheceu o direito das concessionárias de realizarem os repasses, conforme previsto no contrato de concessão“.

Os aumentos das tarifas do gás natural somam-se aos aumentos sofridos nos preços do gás canalizado e do GNV, de até 11%, no mês de janeiro. Os moradores da Região Metropolitana do Rio (Ceg) passaram a pagar, em média, 3,59% para o segmento residencial; 3,77% para o comercial, e 11,60% para postos de GNV.

Advertisement

De acordo com a Agenersa, as decisões liminares anteriores, ainda vigentes, que determinaram a manutenção das atuais condições de fornecimento e precificação do gás pela Petrobras, não foram contrariadas pelos novos reajustes. Ainda de acordo a Agenersa, o último aumento, ocorrido em fevereiro, deveu-se ao reajuste do preço do gás vendido pela petroleira à distribuidora e, ocorre trimestralmente. “São custos não gerenciáveis pela Naturgy, relativos a aumento do gás natural feito pela Petrobras em âmbito nacional e, portanto, não trazem nenhum ganho para a distribuidora”, explicou a empresa.

No final de 2021, a Justiça do Rio de Janeiro, já havia derrubado um reajuste de 50% no preço do gás natural, medida que seria aplicada pela Petrobras e que passaria a valer em 1º de janeiro de 2022. Tal aumento ainda continua suspenso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Justiça do Rio autoriza reajuste nas tarifas do gás natural
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui