Na última terça-feira (28/05), o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) decidiu manter a decisão que torna Joa Barbaglio (Republicanos), atual prefeito de Três Rios, na região Centro-Sul Fluminense, inelegível, devido a irregularidades cometidas por ele durante o período que em que presidiu a Câmara de Vereadores da cidade.
Com a decisão, Joa está impossibilitado de concorrer à reeleição à Prefeitura local no pleito que será realizado no próximo mês de outubro.
Visando justamente poder participar do processo eleitoral, a defesa de Barbaglio entrou com uma ação liminar no TJRJ para que seu nome deixasse de integrar a lista de inelegíveis do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) por improbidade administrativa. No entanto, a juíza Neusa Regina Larsen de Alvarenga Leite, da 14ª Vara de Fazendo Pública da Comarca da Capital, não acatou o pedido.
”Após análise dos fatos narrados na petição inicial, acrescidos dos documentos a ela acostados, não ficou demonstrada a existência dos requisitos necessários ao deferimento da medida”, argumentou a magistrada em seu parecer.
Joa Barbaglio ocupa o cargo de prefeito de Três Rios desde janeiro de 2021. Anteriormente, porém, quando era vereador e presidia a Câmara Municipal local, o TCE identificou que parlamentares da cidade tiveram gastos em eventos fora do estado do RJ.
Essa prática, então, foi considerada ilegal, uma vez que não havia justificativa para a presença dos vereadores nesses eventos.