Justiça homologa termo para despoluição da Baía de Guanabara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A juíza Luciana Losada, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio, homologou o Termo de Ajustamento Parcial de Conduta (TAC) firmado entre o Estado do Rio de Janeiro e a Cedae para a despoluição da Baía de Guanabara. Entre as cláusulas do TAC estão a instalação de novas redes coletoras de esgoto e a substituição de redes e troncos coletores. A decisão aconteceu na última terça-feira, 04/08, em uma audiência virtual.

O subsecretário estadual de Fazenda do Rio, Leonardo Pires disse que a previsão para as obras deste ano é de R$ 104 milhões e que 70% desse valor já está empenhado. Ele afirmou, ainda, que não haverá dificuldade quanto ao cumprimento da previsão orçamentária ou para a execução das obras.

Ao final da audiência, além de homologar o Termo de Ajustamento Parcial de Conduta, a juíza decidiu que o grupo de trabalho deverá reunir-se no dia 5 de outubro para elaborar uma ata, que deverá ser apresentada ao juízo no prazo de dez dias a contar da reunião, contendo informações sobre o andamento dos contratos administrativos bem como a execução das obras. O Termo de Ajustamento de Conduta homologado nesta terça-feira, 04/08, tem, agora, valor de título executivo judicial.

Também participaram da audiência especial representantes do Ministério Público; do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema); o diretor presidente da Cedae, Renato Espírito Santo; o secretário estadual de Ambiente, Altineu Coutinho; o superintendente da Superintendência Especial do Programa de Saneamento Ambiental, Claudino Espírito Santo; a assessora-chefe da Assessoria de Planejamento em Políticas Ambientais, Maria Eduarda Ulrich, entre outras autoridades.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Justiça homologa termo para despoluição da Baía de Guanabara
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui