Justiça nega pedido para Prefeitura divulgar lista de vacinados diariamente

A justificativa para a ação, movida nesta segunda-feira, é que a divulgação ajudaria no controle da vacina e inibiria os 'fura-fila'

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Justiça do Rio de Janeiro negou o pedido do Ministério Público (MP) para que a Prefeitura do Rio divulgasse a lista de vacinados contra Covid-19 no site do município. A justificativa para a ação, movida nesta segunda-feira (25/01), é que a divulgação ajudaria no controle de destinação da vacina aos grupos prioritários e se tornaria um problema às tentativas de ‘fura-fila’.

Desde o início da vacinação, o Ministério Público recebeu mais de 30 denúncias de pessoas furando a fila para se vacinar.

A decisão do juiz Marcello Alvarenga Leite argumenta que o MP não comprovou a existência de fraude na aplicação das vacinas. Além disso, segundo ele, já há um sistema de controle ‘manuscrito de anotação’ e essa divulgação criaria custos para o município em meio a uma pandemia, o que não seria razoável.

O juiz também destacou que a relação de vacinados é feita no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, o que implicaria em “duplicidade de sistemas”.

Advertisement

Conforme noticiado no DIÁRIO DO RIO, as investigações sobre os fura-filas estão acontecendo desde o dia 22/01. Ainda nesta semana, a Delegacia de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR), deve intimar os responsáveis pelo setor de vacinação das unidades de saúde citadas nas denúncias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Justiça nega pedido para Prefeitura divulgar lista de vacinados diariamente
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui