Justiça nega que deputados presos tomem posse na Alerj

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta quinta-feira, 21/01, a Justiça do Rio negou o pedido de dois deputados eleitos que estão presos para tomar posse em solenidade na Alerj na tarde desta sexta-feira (01/01). São os deputados Marcos Abraão (Avante) e Luiz Martins (PDT), que pediram que Tribunal Regional Federal autorizasse a saída provisória deles para participar da posse.

Além de Marcos Abraão e Luiz Martins, presos na Operação Furna da Onça, em novembro de 2018, também estão na cadeia os parlamentares Marcus Vinícius Neskau (PTB), André Correa (DEM) e Chiquinho da Mangueira (PSC) , que cumpre prisão em casa por questões médicas.

O juiz Gustavo Arruda Macedo, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região não descarta a possibilidade de que os parlamentares presos sejam empossados da cadeia, caso a Alerj decida desta forma. Contudo, os presos só poderiam exercer o cargo se as prisões preventivas fossem revogadas.



Advertisement

Quem poderá assumir o cargo se a presidência da Alerj autorizar é o deputado Chiquinho da Mangueira, que cumpre prisão domiciliar por questões médicas.

Não há empecilho à realização do ato em sua residência, caso assim o autorizem os parlamentares incumbidos dessa deliberação, desde que limitada a presença no ato apenas às autoridades e servidores indispensáveis a tomar-lhe o compromisso para efeito de não descaracterizar a cautela e em estrito cumprimento à prisão domiciliar decretada“, informa a decisão.

Os cinco foram diplomados ainda no ano passado por meio de procuração no Tribunal Regional Eleitoral. No entanto, segundo a Alerj, para tomar posse neste sexta, é necessário estar presente.

O regimento da assembleia determina que só poderão receber salários e nomear funcionários após tomarem posse. O mesmo regimento estabelece um prazo de 30 dias, renovável por mais 30 dias, para que os deputados tomem posse – ou seja, até o dia 3 de abril. E, para nosso editor-executivo Quintino Gomes Freire, não se pode ficar esperar se eles tomarão ou não posse, e sim cassar os deputados o mais breve possível.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Justiça nega que deputados presos tomem posse na Alerj
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui