Laboratório particular é certificado para testar COVID-19 em Petrópolis e já confirma 30 casos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Em Petrópolis, o Laboratório Correas foi autorizado a certificar contaminação por COVID-19, sem necessidade de contraprova do Noel Nutels.

Uma instituição privada da Cidade Imperial foi certificada para poder realizar exames de COVID-19 e certificar os resultados positivos sem necessidade de contraprova do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), que é a autoridade estadual cujos resultados são considerados válidos, em âmbito estadual. As estatísticas oficiais de contaminados e mortos em Petrópolis levavam em conta apenas os resultados do Lacen.

Trata-se do Laboratório Correas, que já vinha fazendo exames cujos resultados não estavam sendo incluídos nas estatísticas oficiais. Com isso, nada menos que 30 novos casos de contaminação por coronavírus confirmados pela instituição recém-certificada já serão contabilizados pelas autoridades petropolitanas. Os exames vinham sendo realizados desde o início do surto, mas não eram incluídos nos boletins oficiais do governo. Até o momento, uma única pessoa morreu – oficialmente – de COVID-19 em Petrópolis.

A prefeitura de Petrópolis ainda não informou se os resultados positivos obtidos antes da certificação serão contabilizados nas estatísticas oficiais, e até o momento segue dizendo que há apenas 17 casos confirmados, apesar das três dezenas contabilizadas pelo Laboratório recém-certificado. E a estatística não deve parar por aí: para se ter uma idéia, até a última quinta feira, o Laboratório Correas já havia coletado nada menos que 139 amostras de doentes. Destes, 75 haviam resultado negativos, e 34 estão ainda em análise.

A operação do Laboratório privado é muito mais rápida. Enquanto os resultados do Noel Nutels demoram de 20 a 25 dias para serem liberados, a instituição privada é capaz de atestar a presença do coronavírus em média em 4 dias. Segundo especialistas, a atuação do laboratório particular pode mudar o quadro do estudo da evolução da doença em toda a região serrana do Estado.

Advertisement

Outra boa novidade é que os servidores da saúde municipal de Petrópolis poderão tirar proveito disso, pois a prefeitura firmou com o Laboratório Correas um convênio, e com isso os servidores com sintomas da COVID-19 poderão obter a análise laboratorial na instituição. O prefeito de Petrópolis visitou a instituição.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Laboratório particular é certificado para testar COVID-19 em Petrópolis e já confirma 30 casos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui