Foto: Reprodução/Bafafá

No município de Saquarema, encontra-se a Lagoa Vermelha, que chega a ser comparada ao Mar Morto, devido a hipersalinidade de suas águas. A presença de hidrogênio sulfuroso é excelente para banhos medicinais.

Segundo Manoel Vieira, secretário de Cultura de Saquarema, trata-se um ponto de visitação, cultura e ciência muito importante da cidade e Saquarema se orgulha muito de ter a Lagoa Vermelha como um de seus patrimônios: “São águas cristalinas e a pessoa não afunda, então o pessoal costuma chamar de Mar Morto de Saquarema, por conta da hipersalinidade da água“.

O nome, Lagoa Vermelha, se dá por conta de algas avermelhadas que encontram-se na lagoa. No local, a vegetação é de restinga, com bromélias colorindo a orla. Liga-se à lagoa de Araruama através de uma vala por dentro das salinas que existem a sua volta.

Importante para o turismo, o percurso até a lagoa é feito por uma trilha de aproximadamente 40 minutos de caminhada. A visitação deve ser feita com guias ambientais devidamente habilitados para evitar o impacto ao local.

A Lagoa Vermelha é Patrimônio Natural, Geológico e Científico do município de Saquarema. O local abriga espécies ameaçadas de extinção e endêmicas, como o Formigueiro-do-litoral, a Borboleta-da-praia, a Bromélia-gravatá, o Sabiá-da-praia, entre outros, caracterizando um ambiente sensível e que merece cuidados.

A importância da Lagoa Vermelha para Saquarema é enorme. É um patrimônio geológico, tem estromatólitos, que são fósseis vivos, uma das primeiras formas de vida marinha, então isso é um ponto de pesquisa que são primordiais; tem dolomitas, que são formas geológicas especificas dessas região, que têm um destaque e uma formação específica naquela área que é importante de registrar“, destacou Manoel Vieira, reforçando a importância da Lagoa para o município.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa informação!
    Quanto a salinidade, a Laguna (conhecida como lagoa) de Araruama é considerada a segunda mais salgada do mundo, onde o Mar Morto é o primeiro. A condição dos corpos boiarem com muita facilidade se estende por todos os seus 45 quilômetros de extensão que atravessa os municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama existindo locais onde a profundidade pode chegar aos 15 metros. O nome Laguna é em função da ligação que tem com o oceano Atlântico através do Canal de Itajurú, em Cabo Frio, que liga o oceano Atlântico às lagunas de Cabo Frio e Araruama. Quando em condições normais, sem assoreamento, existe uma renovação completa de águas com o oceano a cada 26 dias, sem entretanto alterar o seu alto grau de salinidade. Existem peixes nativos da Laguna como Carapeba, Tainha e Perumbeba, além de peixes que entram pelo canal de Itajurú como Robalo e Corvina. Ainda existem camarões pequenos típicos desta Laguna. É considerada a Laguna (lagoa) mais importante da região dos lagos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui