Laranjeiras ganhará um cinema de rua, que será instalado no conjunto das ‘Casas Casadas’

O futuro 'CineCarioca José Wilker' está sendo construído no sexto edifício do conjunto arquitetônico. A inauguração do espaço está prevista para ocorrer em até seis meses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Projeto do futuro cinema - Foto: Divulgação

O tradicional bairro de Laranjeiras, na zona sul do Rio de Janeiro, ganhará um novo cinema de rua em homenagem ao ator José Wilker (1944-2014). A escolha do nome foi feita pela RioFilme, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, para o futuro CineCarioca José Wilker. Este cinema terá duas salas de exibição, cada uma com capacidade para 66 espectadores, incluindo espaços destinados a pessoas com deficiência.

O CineCarioca José Wilker está sendo construído no sexto edifício do conjunto arquitetônico conhecido como Casas Casadas, que atualmente abriga a RioFilme, um centro de estudos e pesquisas da PUC-Rio, e em breve receberá um ponto da Universidade de Oxford, da Inglaterra. Em uma visita guiada conduzida pelo secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, ao lado do diretor-presidente da RioFilme, Eduardo Figueira, e da filha de José Wilker, Mariana de Vielmond, foram apresentados os detalhes da obra.

SMCCine Jose Wilker 24 696x464 1 Laranjeiras ganhará um cinema de rua, que será instalado no conjunto das 'Casas Casadas'
Visita guiada conduzida pelo secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero – Foto: Samuel Barcelos – Prefeitura do Rio

A inauguração do espaço está prevista para ocorrer em até seis meses, de acordo com a prefeitura. A RioFilme tem como objetivo fortalecer o circuito de cinemas de rua na cidade, ampliando a rede CineCarioca, que já possui uma sala no Morro do Alemão, na Zona Norte da cidade. O projeto abrange a modernização completa do espaço, incluindo melhorias na parte elétrica, hidráulica, climatização, acústica, instalação de sistema de prevenção de incêndio, modernização tecnológica, acessibilidade, rede wi-fi, instalações sanitárias, bilhetagem eletrônica, totem eletrônico, iluminação externa, reforma do jardim e da fachada, tudo financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo do governo federal. O espaço terá uma área total de 897,12 metros quadrados, destinados às salas de cinema e outros espaços culturais, com programação prevista para 361 dias por ano, conforme o edital.

whatsapp image 2023 12 19 at 21.42.39 3 Laranjeiras ganhará um cinema de rua, que será instalado no conjunto das 'Casas Casadas'
Projeto do interior do CineCarioca José Wilker – Foto: Divulgação

O local que abrigará o futuro cinema, conhecido como Casas Casadas, foi construído entre 1874 e 1880 e tombado como patrimônio cultural. Além disso, representa uma das construções mais distintas e originais da cidade. Adquirido pela Prefeitura do Rio em dezembro de 1994, o local passou por restauração, concluída em 2004, se transformando na sede da RioFilme. José Wilker, que presidiu a RioFilme entre 2003 e 2008, desempenhou um papel fundamental na recuperação e entrega do espaço à população.

Advertisement

Leia também

Águas do Rio alega não saber sobre situação da Cedae mas presidente foi diretor da empresa – Bastidores do Rio

Antiga garagem da Silveira Martins é vendida por R$19,7 milhões a incorporadora

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Laranjeiras ganhará um cinema de rua, que será instalado no conjunto das 'Casas Casadas'

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Laranjeiras ganhará um cinema de rua, que será instalado no conjunto das 'Casas Casadas'
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Essa tentativa de reativação das “casas casadas” com ativação de um cineclube ou CineCarioca no local já vem há muitos anos sem sucesso, gostaria de saber se a arquitetura e tombamento dos imóveis dificultam ou oneram a captação para se vislumbrar um projeto alí. A fama do prédio não corresponde ao resultado.

  2. As Casas Casadas estão abandonadas a bastante tempo. Novidade! será que a Prefeitura descobriu que Laranjeiras (um dos bairros mais histórico da cidade) existe! A calçada da referida Casa é(desculpe a expressão) é o Mijodromo de um food truck situado na Praça na entrada das Casa Casadas. Além disso é só dar uma olhada na calçada ao longo do meio fio (Rua Leite Leal) tudo cheio de buracos, onde a COLURB não pode fazer limpeza, porque é estacionamento dia e noite, serve para o mijões fazerem suas necessidades. Será que o Secretário de Cultura vai ler esse comentário ou O Jornalista Victor Serra autor da matéria.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui