Largo do Boticário ganha escritório de arte

Escritório de Arte abre as portas no local que abrigou o ateliê do artista plástico Augusto Rodrigues, no Largo do Boticário. O curador Sergio Zobaran está à frente do espaço, cuja visitação acontece com hora marcada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Largo do Boticário, no Cosme Velho, é tido como uma preciosidade do Rio de Janeiro. Isso se deve ao conjunto de dez casas construídas entre 1840 e 1940 — oito delas em estilo neocolonial e duas à moda imperial –, cercadas pela Mata Atlântica e por jardins de Burle Marx. Ali, logo na entrada, no Beco do Boticário 1, numa casa sobre o Rio Carioca, a arte teve guarida em boa parte do século XX. O térreo da casa foi o ateliê e, posteriormente, a residência de Augusto Rodrigues (1913-1993), pintor, gravador e fotógrafo pernambucano que criou a Escolinha de Arte do Brasil, pioneira no segmento para crianças.

A casa vai voltar a reunir artistas 28 anos após a morte de Rodrigues. E o Rio ganha, por sua vez, um novo espaço voltado a propagar e difundir cultura. O local em questão é o Gozto, escritório de arte idealizado pelo curador e produtor de eventos Sergio Zobaran, criador da mostra Modernos Eternos e atuante como jornalista, publicitário e Relações Públicas há 46 anos. Ele promove o espaço tendo a companhia da RP Lalá Guimarães, referência nesse segmento no Brasil e fora dele. O primeiro a ocupar o espaço é o designer Maximiliano Crovato, de São Paulo, que apresenta a exposição “Oásis”, criada originalmente para a Modernos Eternos e que permanece no local até 30 de novembro.  As visitas acontecem mediante agendamento.  

O escritório de arte ocupa todo o térreo da casa, situado do lado esquerdo do Beco do Boticário (que dá acesso ao Largo). Seus 140m² estão divididos em quatro ambientes. O primeiro deles é a sala de exposição. O segundo e o terceiro serão destinados aos escritórios administrativos e o último espaço será transformado num living para receber clientes e colecionadores.

Oasis instalacao de Maximiliano Crovato. Cred. Christian Maldonado Largo do Boticário ganha escritório de arte
Oásis, instalação de Maximiliano Crovato. Cred. Christian Maldonado

O foco da Gozto é o design funcional e o de móveis, como explica Sergio Zobaran: “A curadoria de design vem se somar à relação antiga com o design de interiores enquanto expressão artística, e com seus criadores. Essa relação só se fortaleceu nos eventos com os quais estou envolvido há exatos 30 anos”.   

Advertisement

O designer Maximiliano Crovato expõe sua mais recente criação, o banco T. Trata-se de uma peça criada em madeira de tauari revestida de camurça, resultando num objeto sofisticado e muito confortável. São cinco exemplares de cores diferentes espalhados pelo espaço, cujo piso foi todo coberto por areia e as paredes, revestidas por cortinas.  O visitante tem a sensação de estar numa tenda em pleno deserto. Um deserto acolhedor, onde o que se tem diante dos olhos não se trata de ilusão ou miragem, pelo contrário. O resultado é de encher os olhos. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Largo do Boticário ganha escritório de arte
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Largo do Boticário ganha escritório de arte
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui