Leandro Lyra deixa o NOVO

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
DeBarte com Leandro Lyra e Tarcísio Motta no Bar Léo ( Foto: Gabriel Subtil )
Leandro Lyra - Foto: Gabriel Subtil

O NOVO perdeu seu único vereador na Câmara dos Vereadores do Rio, Leandro Lyra anunciou nesta quinta-feira, 5/3, pelo Twitter sua desfiliação do partido. Mas não disse para qual partido iria.

Não foi surpresa para ninguém, desde 2018 Lyra já mostrava sinais de maior aproximação com o Bolsonarismo do que com os ideais liberais do NOVO. Não são poucos os retweets que Lyra faz do presidente Bolsonaro e de seus filhos, até os menos liberais. Ou seja, é esperado que, sem o Aliança pelo Brasil em 2020, o vereador escolha algum partido da base Bolsonarista.

Em janeiro, o NOVO perdeu 10 dos 49 candidatos a deputados federais e estaduais do Novo no Rio de Janeiro nas últimas eleições deixaram o partido. Estavam descontentes com as decisões recentes do partido, que alegam ser conflitantes com as ideias pregada pela sigla, como favorecimento a candidatos e falta de isonomia na escolha de empregados de gabinetes.

Advertisement

Quanto a Lyra, ele não perderá a cadeira de vereador por infidelidade partidária. É que ele pediu desfiliação no mesmo dia que começou a janela partidária dos vereadores. O candidato que quer concorrer às eleições municipais de 2020, seja como candidato à reeleição ou para o cargo de prefeito, pode fazer a mudança de partido sem ser punido.

O prazo para mudança vai até 3 de abril, 6 meses antes do pleito eleitoral, que terá o 1º turno em 4 de outubro. Mudança fora do prazo pode ser enquadrada como infidelidade partidária e levar à perda do cargo.

Ou seja, até abril devemos ver várias mudanças na Câmara.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Leandro Lyra deixa o NOVO
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui