Leblon ganha restaurante de tapas portuguesas–El Gordo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
pata negra cinco estrelas
pata negra cinco estrelas

Ora pois, se acha que restaurante português é apenas aquele que serve bacaolhada com paredes cobertas de azulejo está redondamente enganado, tem o arroz com polvo também, ok, não é assim. Acabou de abrir no Leblon o restaurante de tapas portuguesas El Gordo, ali na Rua General San Martin e já estou louco para conhecer!

El Gordo_fachada_crédito Camilla Maia (3)

Marca conhecida pela bela pousada e restaurante no quadrado de Trancoso, na Bahia, assim como pelo famoso bar no Bairro Alto, em Lisboa, o El Gordo chega ao Rio de Janeiro com a proposta de fazer uma conexão direta com a típica culinária de tapas.

Nuno e Salvador Almeida
Nuno e Salvador Almeida

À frente do negócio estão Nuno e Salvador Almeida, pai e filho, que trazem o know how de muitos anos de trabalho no meio vanguardista da boemia lisboeta. Inspirados na atmosfera emblemática do Bairro Alto, a dupla de sotaque carregado cuidou de toda a concepção da casa, da decoração ao cardápio, da carta de vinho e drinques do bar. Como um verdadeiro restaurateur, Nuno será facilmente encontrado circulando entre a cozinha e o salão. Anarquista por natureza, ele acredita na liberdade de se fazer de tudo em uma mesa e aposta na tradicional culinária portuguesa com criatividade e inovação.

Advertisement
 sangrias, servidas com pau de canela vindo da Bahia
sangrias, servidas com pau de canela vindo da Bahia

No cardápio, cerca de 90 tapas variadas, quase todas portuguesas, como embutidos, favas guisadas, chorizos mistos, curry de goa de frango e cordeiro (considerado o melhor do mundo), açordas de lagostas e pata negra cinco estrelas. Tudo isso é apenas um pequeno aperitivo do que será servido no El Gordo, que contará com a expertise do chef de cozinha de Bangladesh, Mohammad Atiqur Rahman, que há 17 anos trabalha com Nuno. A carta de vinhos, com quase 200 rótulos disponíveis – entre portugueses (80%), espanhóis (15%) e 5% do resto do mundo – divide as atenções com uma seleção rigorosa de cervejas, apenas cinco entraram no cardápio: as brasileiras Tijuca e Cerpa, as espanholas Inédit e 1906 e a portuguesa Super Bock. As sangrias, servidas com pau de canela vindo da Bahia, também se destacam no cardápio com versões com vinho tinto, branco, rosé e verde, além de espumantes e champagne, servidas em jarras de estilo clássico português.

El Gordo_ambiente_crédito Camilla Maia (2)

A decoração traz referências que vão da política ao esporte, passando pelo cinema, música e religião, tudo trazido de container de Portugal. Nas paredes, ganharam molduras imagens de conterrâneos como as cantoras e atrizes Carmen Miranda e Amália Rodrigues, do humorista Raul Solnado e dos presidentes Antonio Salazar e Óscar Carmona, relíquias encontradas na tradicional Feira da Ladra, em Lisboa. Também estão lá Vasco da Gama e Luís de Camões, assim como alguns craques e brasões do Benfica, Sporting, Atlético Clube de Portugal e Casa Pia. Do acervo pessoal de Salvador, uma bicicleta francesa Solex e um avião de madeira estão suspensos no meio do salão e dividem espaço com outros objetos de decoração, como bonecos, um grande baleiro de vidro com nuts e santos. Tudo despretensiosamente organizados pelos quatro cantos do bar, que só escorrega na brasilidade com as mesas e cadeiras de madeira vinda de Tiradentes (MG), da conhecida pousada Pequena Tiradentes.

El Gordo_punheta de bacalhau_crédito Camilla Maia (4)

Serviço

El Gordo – Av. General San Martin 1219 – Leblon. De 3ª a sábado, das 17h às 2h. Domingo das 13h às 23h. Tel.: 21 3079-9581. C.c: todos. C.d: todos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Leblon ganha restaurante de tapas portuguesas–El Gordo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui