Lei cria selo para empresas que realizarem ações em defesa dos direitos da mulher

Deputada Dani Monteiro, Enfermeira Rejane, Franciante Motta, Lucinha, Mônica Francisco, Renata Souza, Zeidan, Martha Rocha, Tia Ju e a ex-deputada Marina Rocha, são as autoras da legislação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 07/01, lei que determina a criação do “Selo Empresa Amiga da Mulher”, que será concedido às empresas que comprovadamente contribuírem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos da mulher. A proposta é incentivar os empregadores a levar este tipo de abordagem ao ambiente de trabalho e conscientizar os funcionários.

De acordo com o texto da lei 9.173/21, para que as empresas tenham direito ao selo, as seguintes regras deverão ser atendidas:

  • Elaborar uma carta compromisso contendo o planejamento de ações de defesa do direito da mulher;
  • Divulgar ações informativas sobre temas voltados às mulheres, principalmente sobre a Lei Maria da Penha;
  • Adotar políticas para a valorização da mulher no trabalho;
  • Manter ambiente que respeite a integridade física e dignidade da mulher;
  • Firmar parcerias com instituições do tema;
  • Garantir acessibilidade às mulheres com deficiência e apoiar aquelas funcionárias que forem vítimas de qualquer tipo de violência;
  • Incentivar a oferta de cursos de capacitação e o emprego para mulheres vítimas de violência doméstica e/ou sexual;
  • Contribuir para a divulgação da garantia do pleno direito à licença maternidade e à licença amamentação.

O “Selo Empresa Amiga da Mulher” terá validade de dois anos, podendo ser renovado após nova comprovação dos requisitos. A empresa que tiver a certificação poderá utilizar o selo em todos os seus produtos, marcas e materiais publicitários.

Dani Monteiro (PSol), Enfermeira Rejane (PCdoB), Franciante Motta (MDB), Lucinha (PSB), Mônica Francisco (PSol), Renata Souza (PSol), Zeidan (PT), Martha Rocha (PDT), Tia Ju (Republicanos) e a ex-deputada Marina Rocha são as autoras da legislação. Este tipo de certificação já foi instituído em outros estados e municípios brasileiros com o objeto de fortalecer e cumprimento dos direitos das mulheres.

Advertisement

A deputada Dani Monteiro (PSol), fala da relevância da medida: “É extremamente importante que o estado do Rio de Janeiro crie e adote o Selo Empresa Amiga da Mulher, como instrumento legal de reconhecimento e premiação de empresas que garantam às mulheres vagas de emprego em igualdade de direitos com os homens, ambientes de trabalho dignos, e que punam e denunciam todo e qualquer ato de assédio e/ou violência cometidas contra as suas colaboradoras”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei cria selo para empresas que realizarem ações em defesa dos direitos da mulher
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui