Lei de Carlos Bolsonaro determina pichação zero na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Câmara do Rio derrubou o veto do prefeito Marcelo Crivella e promulgou, no dia 26 de fevereiro, a Lei 6.326, de autoria do vereador Carlos Bolsonaro (PSC), que cria a “Pichação Zero” no Município. A partir de agora, a Prefeitura definirá o valor da multa a ser aplicada aos infratores, conforme o necessário para a reparação do dano. Em caso de reincidência, o valor será aumentado progressivamente.

Bolsonaro explica que, embora haja lei federal que pune o pichador com multa e detenção por até um ano, o valor aplicado é insuficiente para eliminar as marcas da pichação e pintar integralmente a edificação ou o monumento atingido.  “Acredito que a maior rigidez na legislação dificultará a ação dos vândalos, pois o pichador não teme o flagrante praticando o ato, nem a possibilidade de ser penalizado com uma simples multa. Sendo esta aplicada à proporção da extensão do dano, a restauração dos prédios e dos monumentos correrá à custa do infrator, desestimulando-o de prosseguir na conduta delitiva”, afirma. O parlamentar destaca que o principal objetivo da lei é dar destino à multa, visando à recuperação do bem atingido.

As pichações trazem prejuízos aos cofres públicos. Em 2015, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserma) gastou R$ 1, 5 milhão para restaurar 102 monumentos vandalizados. Além de removedor e verniz antipichação, a Comlurb emprega água de reuso sob pressão para enxaguar as superfícies atingidas, sendo que essa água, tratada e cedida pela CEDAE, poderia ser utilizada em outros fins, como a lavagem de áreas de feira livre e pontos onde há mau cheiro causado por urina.

Ao todo, a cidade possui 1, 2 mil monumentos e chafarizes, sendo que alguns deles datam do século XIX, trazidos de países europeus, como Portugal e França.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei de Carlos Bolsonaro determina pichação zero na cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui