Lei estadual cria normas para pet shops do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Governador do Rio, Wilson Witzel, sancionou nesta quarta-feira (18/09) a Lei 8531/19 que estabelece normas e princípios para o bem-estar dos animais sob o cuidado das pet shops. A determinação, publicada hoje no Diário Oficial do Executivo, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), tem como base a Resolução 1.069/14 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e determina que todo estabelecimento deverá ter um responsável técnico formado em medicina veterinária, que garantirá o cumprimento de medidas para o bem-estar do animal.

O profissional também será responsável por evitar o contato com animais com potencial de transmissão de doenças, garantindo a comercialização das espécies devidamente imunizadas e vermifugadas. O texto ainda estabelece a manutenção de um cadastro com os dados dos animais atendidos pelo período mínimo de dois anos.

Essa resolução define que as lojas especializadas nos cuidados e na venda de animais de estimação terão que adequá-los em um ambiente livre de exposição a barulhos, com acesso restrito para as pessoas, locais mais luminosos e também cada animal deverá ser acomodado em seu habitat natural. É o mínimo”, justificou o autor.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei estadual cria normas para pet shops do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui