Lei impediu circulação de mais de quatro bilhões de sacolas plásticas no estado do Rio

Lei de 2019 reduziu a circulação de sacolas descartáveis, mas pode ser revogada por outro projeto que tramita na Alerj

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet.

A lei para reduzir o número de sacolas plásticas descartáveis parece ter funcionado. Segundo informação divulgada pelo jornal RJ2, na TV Globo, a norma possibilitou tirar de circulação mais de quatro bilhões de sacolas e estimulou o uso das retornáveis. No entanto, a lei não atinge todas as cidades fluminenses. São Gonçalo, por exemplo, foi o primeiro do estado a aprovar uma lei que impede a cobrança pelo uso das sacolas de supermercado.

Segundo o presidente da Associação dos Supermercados, não é possível reduzir o volume de sacolas sem que o custo unitário delas seja repassado para o consumidor. Em contraponto, muitos consumidores não são informados de que não existe embalagem gratuita, ou seja, o custo sempre é repassado aos clientes.

Até o momento, dois municípios do estado estão com leis em vigor anulando a cobrança das sacolas plásticas: São Gonçalo e Maricá. Barra do Piraí depende apenas de regulamentação para que a lei passe a vigorar. Em outros seis municípios, os projetos aprovados aguardam a sanção dos prefeitos: Rio das Ostras, Barra Mansa, Queimados, São Pedro da Aldeia, Búzios e Arraial do Cabo.

Na capital do estado e em outros cinco municípios, projetos idênticos estão tramitando no legislativo: Rio de janeiro, Teresópolis, Nova Iguaçu, Miguel Pereira, Campos dos Goytacazes e Itaboraí. Em Petrópolis, o projeto foi vetado pelo prefeito, mas os vereadores podem derrubar o veto.

Advertisement

Agora, um projeto de lei estadual, de autoria do deputado estadual Filippe Poubel, defende o fim da cobrança das sacolas retornáveis em todo o estado. Ele afirma que é justo revogar a lei que, na opinião dele, favoreceu os empresários.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei impediu circulação de mais de quatro bilhões de sacolas plásticas no estado do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui