Lei institui aplicativo Táxi.Rio como plataforma oficial de gestão dos táxis

Lei foi sancionada nesta quarta-feira. Aplicativo conta com ferramenta para taxistas reportarem ocorrências na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de carro cadastrado no Taxi.Rio - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (25/11), o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), sancionou o projeto de lei que institui o aplicativo de mobilidade Táxi.Rio Cidades como plataforma oficial de gestão de táxis na cidade. Os dados produzidos vão integrar os estudos técnicos de mobilidade urbana.

O Táxi.Rio Cidades possibilita que os motoristas usuários da plataforma se tornem parceiros na gestão da cidade, através da utilização do módulo de zeladoria denominado “taxista informa“. O app permite que os taxistas reportem ocorrências como alagamentos, obstrução de vias, problemas na iluminação pública, crimes, entre outras, a partir de sua localização. Os dados são enviados diretamente ao Centro de Operações Rio e à Central de Atendimento ao Cidadão – 1746.

A plataforma, desenvolvida pela Empresa Municipal de Informática – IplanRio e lançada pela Prefeitura em novembro de 2017, contribuiu com o aumento significativo das viagens diárias e, consequentemente, com os rendimentos da categoria. Atualmente, há cerca de 31 mil motoristas e mais de 700 mil passageiros cadastrados no aplicativo do Táxi.Rio Cidades, tendo realizado mais de 15 milhões de corridas.

A Prefeitura do Rio tem implementado medidas para aperfeiçoar os serviços, beneficiando os usuários e, sobretudo, os taxistas, tendo em vista a necessidade de dar maior competitividade ao segmento”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Paulo Jobim.

Advertisement

Para o coordenador do Táxi.Rio Cidades, Lauro Silvestre, com o surgimento do aplicativo, o serviço oferecido aos passageiros teve uma melhora significativa, com a avaliação da postura e prestação de serviço do taxista. 

A Prefeitura recebe informações que embasam políticas e estudos de mobilidade. Um exemplo disso é a comunicação que o município tem com a categoria, através do Centro de Operações Rio”, disse Silvestre.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei institui aplicativo Táxi.Rio como plataforma oficial de gestão dos táxis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui