Lei Maria da Penha completa 16 anos, mas feminicídio no Rio teve aumento de 18% em 2022

No primeiro semestre deste ano, mais de 50 mulheres foram mortas; a PM revela que as ocorrências de crimes contra a mulher se mantêm como primeiro lugar no ranking de ligações do 190

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem ilustrativa - Banco de imagens gratuitas Pexels - Foto: Alex Green

Neste domingo, (07/08), a Lei Maria da Penha completa 16 anos. A Lei foi sancionada em 7 de agosto de 2006, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 46 artigos distribuídos em sete títulos, ela cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em conformidade com a Constituição Federal.

No entanto, justamente na data do aniversário dessa lei ocorre uma estatística preocupante: o feminicídio, em seis meses, teve aumento de 18,75% no Estado do Rio. De acordo com um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), de janeiro a junho deste ano foram 57 mulheres mortas. Em 2021, no primeiro semestre, foram 48 casos.

As tentativas de feminicídio também aumentaram no período, subindo 11,07%. Em 2021, de janeiro a junho, foram 128 tentativas de feminicídio. Já no mesmo período deste ano, foram contabilizadas 143.

A Policia Militar afirma que, ao longo do tempo, as ocorrências de crimes contra a mulher se mantêm como primeiro lugar no ranking de ligações e acionamentos do 190, o que corresponde, nos primeiros cinco meses de 2022, a 25.684 dos atendimentos, representando 24,5% do total de despachos de viaturas.

Advertisement

A PM anunciou que irá reforçar a Patrulha Maria da Penha com 14 novas viaturas.

Também neste domingo, (07/08), a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma campanha de combate à violência doméstica e familiar contra mulheres, com um evento no Cristo Redentor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei Maria da Penha completa 16 anos, mas feminicídio no Rio teve aumento de 18% em 2022
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui