Lei Maria da Penha será ensinada nas escolas municipais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Câmara do Rio aprovou e já está em vigor a Lei n° 6.513/2019, de autoria do vereador Dr. Gilberto (PMN). A medida insere nos planos de estudos do ensino fundamental das escolas públicas e privadas do município conteúdos sobre a Lei Maria da Penha.

“A inclusão da Lei Maria da Penha nos planos de estudos das escolas públicas e privadas pode ser mais um instrumento de informação na prevenção à violência contra a mulher, possibilitando às crianças, adolescentes e jovens, a reflexão sobre o respeito às mulheres, sobre a cultura da paz, do entendimento e da não violência, sobre os direitos de cada um e as formas de sanção a quem pratica violência contra a mulher, a fim de buscar a plena cidadania”, argumenta Dr. Gilberto.

De acordo com a matéria, a prefeitura poderá incluir o conteúdo em componente curricular ou abordá-lo em forma de projetos como tema transversal.

Em 2012, a Lei Maria da Penha foi considerada a terceira melhor Lei do mundo no combate à violência doméstica, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). A medida é considerada um avanço por reconhecer como crime a violência intrafamiliar e doméstica, aplicando a pena de prisão ao agressor e encaminhando a vítima e seus dependentes a serviços de proteção e assistência social. O STF evoluiu na interpretação da Lei ao assegurar a apuração da violência sem a necessidade de a própria vítima fazer a denúncia.

Advertisement

Pesquisa publicada pelo Conselho Nacional de Justiça afirma que ocorreu uma redução na taxa de homicídio de mulheres logo após a entrada em vigor da Lei Maria da Penha, mas a diminuição não se sustentou e voltou a aumentar nos anos seguintes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei Maria da Penha será ensinada nas escolas municipais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui