Lei obriga semáforos com temporizadores nas vias do BRT

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: divulgação

As vias do sistema BRT da cidade do Rio de Janeiro terão que dispor de semáforos com temporizadores. A Lei nº 6.493/2019 aprovada na Câmara do Rio, de autoria da vereadora Teresa Bergher (PSDB), dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação dos equipamentos nas vias de acesso do serviço. A medida determina que o Poder Executivo seja obrigado a instalar temporizador que informe aos condutores o tempo restante para a mudança de sinal luminoso, em todos os equipamentos de sinalização semafórica, para controle do fluxo nas vias de circulação dos BRTs.

Para Teresa Bergher, é necessário que sejam disseminadas informações aos condutores e que sejam apresentados meios de evitar a ocorrência de infrações. “A presente proposição tem a finalidade de reduzir o número de infrações por avanço de sinal nessas vias, informando aos condutores, com antecedência, o tempo restante para a troca do sinal luminoso. Com a medida também se espera a redução do número de acidentes”.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, realizada em 2011, mostra que a utilização de semáforos com temporizador pode reduzir o número de acidentes.

A análise foi realizada em 29 cruzamentos de três cidades do interior de São Paulo: São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto. A pesquisa quantificou os acidentes antes e depois da instalação desse tipo de semáforo.

Advertisement

A redução média no número de acidentes foi de 25%. Em São Carlos, houve a maior redução, de 35%.

Segundo a autora da pesquisa, a tecnóloga em logística e mestre em engenharia de transportes da USP, Luciana Maria Gasparelo Spigolon, o ganho na segurança com o uso desse modelo de semáforo ocorre, principalmente, por causa da melhora na visibilidade.

Isso ocorre, diz ela, porque esses equipamentos são maiores e chamam mais a atenção do motorista do que os semáforos convencionais.

A especialista defende a implantação dos semáforos, mas faz ressalvas. “Não podemos dizer que apenas a mudança desses semáforos vai, definitivamente, reduzir o número de acidentes”, afirmou.

“Para isso é preciso investir em políticas públicas, em educação e em mais pesquisas para serem conhecidas as vantagens e desvantagens da utilização de novos dispositivos”, completou.

Dissertação de mestrado de Thiago Soares Figueira, apresentada à Coppe/UFRJ em 2012 avaliou o impacto do temporizador semafórico no comportamento dos motoristas, em uma aproximação onde existe detecção de avanço do sinal vermelho com sistema de fiscalização eletrônica. Dessa forma, foram coletados dados em uma interseção antes e depois da instalação de um temporizador. O resultado da análise dos dados apontou para uma redução no número de infrações ao sinal vermelho, além disso, indicou que um elevado número de veículos está freando no final do tempo de verde.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei obriga semáforos com temporizadores nas vias do BRT
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui