Lei prevê a instalação de medidores de volume em áreas com eventos barulhentos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um projeto de lei do vereador Alexandre Arraes promete colocar medidores de volume no entorno de locais que realizarem eventos com muito barulho e acabam incomodando os moradores que vivem no entorno.

Com isso, as festas, sobretudo as que utilizam forte aparelhagem sonora, como caixas de som e amplificadores, deverão ficar responsáveis por instalar aparelhos em pontos sensíveis da vizinhança para registrar e avaliar o impacto da poluição sonora.

De acordo com a medida, os pontos sensíveis das regiões próximas a esse tipo de evento serão os imóveis vizinhos e os mais próximos do local. Os principais impactados pela poluição sonora do evento, terão prioridade como ponto escolhido para registro e avaliação, caso permitam a colocação do medidor de nível de pressão sonora na residência.

O projeto prevê que os medidores serão instalados em áreas próximas aos locais de maior indício de pertubação a vizinhos do evento.

Advertisement

Caso não cumpram a obrigação, os promotores e organizadores dos eventos podem ser responsabilizados por omissão e descumprimento da lei.

Quando o local em que ocorra o evento não tenha um promotor ou organizador formal, a responsabilidade será do proprietário do imóvel.

De acordo com o autor da lei, a medida tem o objetivo de diagnosticar e facilitar o combate à poluição sonora na cidade.

Nas grandes metrópoles, a poluição sonora já vem causando consideráveis problemas à população uma vez que o barulho, ao se propagar, muitas vezes está acima do limite permitido. Dessa forma, acaba-se por colocar a saúde das pessoas em risco. A faixa audível aos seres humanos está compreendida na frequência de 20 a 20.000 Hz, diferentemente da dos animais. Os cães, por exemplo, alcançam os 30.000 Hz e os morcegos, por sua vez, alcançam até 100.000 Hz“.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei prevê a instalação de medidores de volume em áreas com eventos barulhentos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui