Lei prevê mais transparência no cumprimento de metas do saneamento básico no Rio

De autoria do deputado Carlos Minc (PSB), a medida valerá para as empresas que prestam serviço no estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

O Poder Executivo publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (21/07) lei A Lei 9.370/21, que regulamenta os procedimentos de transparência sobre o cumprimento de metas relacionadas ao saneamento básico. A norma valerá para as empresas que prestam o serviço no estado, que deverão publicar on-line o Relatório Anual de Avaliação das Metas de Saneamento, explicando de forma simples as metas definidas nos contratos de concessão e usando mapas temáticos, gráficos e mídias digitais para facilitar a compreensão.

A divulgação deverá mostrar o estágio de implementação das metas. Na Região Metropolitana, o responsável por essa divulgação seria o Instituto Rio Metrópole. O relatório deverá conter uma descrição da infraestrutura do sistema existente e da hidrografia; da qualidade da água dos corpos receptores; a aferição da potabilidade da água distribuída; o cumprimento de metas sobre esgoto e água; além de estatísticas sobre doenças transmitidas pela água.

De autoria do deputado Carlos Minc (PSB), na justificativa do projeto, o autor explica que a Lei Federal 14.026/20, que definiu o Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, trouxe mudanças e traçou como meta a universalização do acesso até 2033.

“É fundamental para que os objetivos sejam alcançados, que se tenha transparência e controle social sobre o que é, e o que será feito, para se atingir esse objetivo; o acesso à água de qualidade e esgoto devidamente coletado e tratado”, declarou o parlamentar.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei prevê mais transparência no cumprimento de metas do saneamento básico no Rio
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Nunca houve metas para a CEDAE enquanto era estatal. Agora que privatizou, vão inventar e bordar. Por isso que devemos privatizar tudo: só funciona assim. Tudo estatal tende ao mau serviço. Alô Alô Governo do Estado! Falta vender a CEDAE produção de água, ou então continuaremos bebendo água com geosmina e esgoto!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui